Clipping África Austral #73

Botsuana pode ser o primeiro país africano a vacinar toda sua população adulta

27/04/2021

O vice-coordenador da equipe-tarefa presidencial para COVID-19 de Botsuana, Mosepele Mosepele, afirmou que o país está com quantidade suficiente de vacinas para toda a sua população adulta. Com a vacinação já iniciada com Covishield, Sinovac e COVAX (resultado da parceria global para pesquisa e produção da vacina representada pela OMS), a notícia com o fechamento de acordos que fazem alcançar o total de 1,9 milhões de doses, incluindo 1,1 milhões de vacinas de dose única da Johson & Johnson e 250 mil da Moderna. A população de Botsuana é de 2,4 milhões, com 1,6 milhões compondo os elegíveis nacionais para vacinação, o que indica que o país pode ser o primeiro africano a vacinar seus adultos contra o novo coronavírus e ainda abrir espaço para vacinar não-cidadãos e cidadãos de países vizinhos.

Fonte: Voice of America e Bloomberg

Banco Central de Botsuana prevê taxa de inflação acima do intervalo programado

29/04/2021

O Banco Central de Botsuana vê que a taxa de inflação anual violará a meta do intervalo entre 3% e 6% no segundo trimestre de 2021, afirmado na quinta-feira (29) devido a restrições de oferta relativas à pandemia do COVID-19 e a recentes aumentos tributários, os quais oneram custos de produção que são repassados nos preços. Esses aumentos tributários incluem tarifas de energia, impostos sobre valor final dos produtos sob consumo e novo imposto sobre bebidas. Depois da queda inflacionária de 1% em 2020 devido à desaceleração da atividade econômica, a inflação começou a crescer nos últimos meses, chegando a 3,2% em março, o que indica grande probabilidade de ultrapassar o limite previsto de 6% para 2021.

Fonte: Reuters

Namíbia, Botsuana e EUA assinam acordo de intenção para projeto de energia solar

29/04/2021

Os governos dos Estados Unidos da América, da Namíbia e de Botsuana concluíram um memorando de intenções para construção de um grande projeto de produção de energia solar. A parceria inclui o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e a Corporação Financeira Internacional. O projeto tem o potencial para abastecer centenas de milhares de famílias e empresas nas próximas duas décadas em Botsuana, transformando-o de importador e consumidor de carvão para produtor e exportador de energia solar renovável. As principais justificativas para a parceria são a expansão do uso e da produção de energia renovável e a garantia de segurança energética nos países da África Austral, além dos ganhos econômicos com futuras quedas na importação.

Fonte: ESI Africa

Fonte: Rajesh Jantila/AFP/Getty Images

Morreu rainha Shiyiwe Mantfombi Dlamini Zulu, regente e viúva do rei Zulu na África do Sul

29/04/2021

Morreu nesta quarta-feira, dia 29, a então regente do trono Zulu, Shiyiwe Mantfombi Dlamini Zulu. A rainha morreu algumas semanas após o seu então marido e rei também falecer. Especula-se que o próximo regente da nação Zulu, que corresponde a quase um quinto da população sul-africana seja o Príncipe Misuzulu Zulu. Seu nome, em uma tradução simplificada, corresponde a “fortalecendo os Zulus”.

Fonte: DW

Recursos naturais: “Exploração vai provocar deslocamento das populações” em Angola

29/04/2021

Após alterações serem realizadas na lei de áreas de conservação ambiental angolana, foi observado uma divisão de opiniões. A medida aprovada pelo partido no poder, Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), visa a exploração de recursos naturais em áreas antes impedidas. Diversos atores em oposição ao governo angolano protestaram e pediram a revogação das medidas que facilitam a exploração de minério, de petróleo e de gás em áreas de proteção ambiental, o que acaba por ameaçar populações locais com o risco de deslocamento.

Fonte: DW

Programa Alimentar Mundial alerta para o risco de desastre humanitário em Madagáscar

30/04/2021

Em missão ao país, o diretor principal de operações do Programa Alimentar Mundial (PAM), Amer Daoudi, alertou sobre o aumento da fome e subdesnutrição de crianças e adultos na ilha de Madagáscar. Há anos o Estado vem passando por uma seca severa que foi agravada por tempestades de areia, deixando assim, mais 1,30 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. O diretor também enfatizou que PMA precisará de cerca de 75 milhões de dólares emergenciais para auxiliar as famílias e assim, evitar uma catástrofe humanitária nos próximos 6 meses.

Fonte: Mundo ao Minuto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.