Guiana
Índia negocia com Guiana acordo de fornecimento de petróleo de longo prazo
Recentemente, a Índia negociou com a Guiana o estabelecimento de um acordo de longo prazo para comprar o petróleo produzido no país. O objetivo indiano é adquirir cerca de 1 milhão de barris para testar o petróleo guianense em suas refinarias e, caso seja compatível, o acordo de longo prazo será firmado. No mês de abril, os governos já negociaram a primeira carga do produto, que foi comprada pela empresa indiana HPCL-Mittal Energy Ltd (HPME.BO). A Índia é o terceiro maior importador de petróleo do mundo, e pode usar de sua posição favorável no mercado para manter os preços do produto baixos. Além disso, as negociações com a Guiana são uma maneira de diversificar a base fornecedora de petróleo da Índia, reduzindo o papel da Arábia Saudita nas importações. Ultimamente, a Guiana tem ganhado expressividade na produção de petróleo na América do Sul, contudo, pela falta de refinaria no território, o país tem procurado por um parceiro de mercado com quem possa estabelecer um acordo de longo prazo para comercializar o produto. Por último, é válido ressaltar que a relação entre os dois países em questão é amigável – ambos compartilham laços históricos, já que grande parte da população guianense possui descende de indianos, e o partido do atual presidente, Irfaan Ali, é associado à população indo-guianense.
Data: 25/04/2021. Por: Sofia França Prieto.
Guiana Francesa
Vacinação contra COVID-19 para jovens e adultos na Guiana Francesa atrai brasileiros
A Guiana Francesa inaugurou o seu “vacinódromo” em Caiena, localizada nas fronteiras com o Estado brasileiro do Amapá. A notícia é tratada com destaque, pois houve o anúncio da entrega de milhares de doses de vacinas para a área, aumentando sua capacidade de duzentas para quinhentas vacinas diárias. Para além disso, a região sofre com o crescimento das infecções do COVID-19 pela variante brasileira. A vacinação de pessoas com mais de 18 anos foi autorizada, em decorrência dos perigos da variante brasileira e da predominância de jovens entre a população. A previsão é que a região receba em abril 19 mil vacinas, em maio 42 mil doses e em junho 52 mil. Apesar das fronteiras estarem fechadas, a notícia vem atraindo muitos cidadãos brasileiros que buscam o imunizante. Com isso, as patrulhas na região foram intensificadas para proibir os brasileiros que buscam atravessá-las de barcos ou canoas.
Data: 03 de maio de 2021. Por Matheus Felipe Moreira Zanetti
Suriname
Fundo Monetário Internacional chega em acordo sobre empréstimo para o Suriname
Após empréstimo concedido pelo FMI, que deveria ter sido quitado em 24 de Março de 2021, o Suriname e o Fundo Monetário Internacional parecem chegar a um acordo. Em Abril, o país havia pedido por uma extensão do prazo para quitar a dívida, e sugeriu estendê-la para os anos de 2023 e 2026. No dia 29 de Abril de 2021, os credores concordaram com o prazo sugerido, e concederam um financiamento de $690 milhões de dólares para que o país consiga se reestruturar financeiramente e quitar suas dívidas.
Data: 29 de Abril de 2021. Por: Maria Clara Drawin
Venezuela
Venezuela aumenta salário mínimo em quase 300%
O Governo da Venezuela anunciou no último sábado (01/05/2021), dia do trabalho, um aumento de quase 300% no salário mínimo do país. Assim, com o aumento o salário passou a equivaler a 7 milhões de bolívares, proporcional a U$2,50 dólares. O objetivo do governo é que, somados o valor do salário mínimo com a gratificação alimentar, cada cidadão poderá receber a soma de 10 milhões de bolívares. O novo salário mínimo, todavia, não é capaz de garantir a compra nem de 1kg de carne, caixa de ovos ou queijos.
Fonte: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/01/venezuela-aumenta-salario-minimo-em-quase-300.ghtml>.
Data : 03 de maio de 2021. Por: Matheus Felipe Moreira Zanetti