Clipping Norte da América do Sul #80

Guiana

Índia negocia com Guiana acordo de fornecimento de petróleo de longo prazo

Recentemente, a Índia negociou com a Guiana o estabelecimento de um acordo de longo prazo para comprar o petróleo produzido no país. O objetivo indiano é adquirir cerca de 1 milhão de barris para testar o petróleo guianense em suas refinarias e, caso seja compatível, o acordo de longo prazo será firmado. No mês de abril, os governos já negociaram a primeira carga do produto, que foi comprada pela empresa indiana HPCL-Mittal Energy Ltd (HPME.BO). A Índia é o terceiro maior importador de petróleo do mundo, e pode usar de sua posição favorável no mercado para manter os preços do produto baixos. Além disso, as negociações com a Guiana são uma maneira de diversificar a base fornecedora de petróleo da Índia, reduzindo o papel da Arábia Saudita nas importações. Ultimamente, a Guiana tem ganhado expressividade na produção de petróleo na América do Sul, contudo, pela falta de refinaria no território, o país tem procurado por um parceiro de mercado com quem possa estabelecer um acordo de longo prazo para comercializar o produto. Por último, é válido ressaltar que a relação entre os dois países em questão é amigável – ambos compartilham laços históricos, já que grande parte da população guianense possui descende de indianos, e o partido do atual presidente, Irfaan Ali, é associado à população indo-guianense.

Fonte: <https://www.reuters.com/world/india/india-talks-with-guyana-long-term-crude-supply-minister-2021-04-24/>

Data: 25/04/2021. Por: Sofia França Prieto. 

Guiana Francesa 

Vacinação contra COVID-19 para jovens e adultos na Guiana Francesa atrai brasileiros 

A Guiana Francesa inaugurou o seu “vacinódromo” em Caiena, localizada nas fronteiras com o Estado brasileiro do Amapá. A notícia é tratada com destaque, pois houve o anúncio da entrega de milhares de doses de vacinas para a área, aumentando sua capacidade de duzentas para quinhentas vacinas diárias. Para além disso, a região sofre com o crescimento das infecções do COVID-19 pela variante brasileira. A vacinação de pessoas com mais de 18 anos foi autorizada, em decorrência dos perigos da variante brasileira e da predominância de jovens entre a população. A previsão é que a região receba em abril 19 mil vacinas, em maio 42 mil doses e em junho 52 mil. Apesar das fronteiras estarem fechadas, a notícia vem atraindo muitos cidadãos brasileiros que buscam o imunizante. Com isso, as patrulhas na região foram intensificadas para proibir os brasileiros que buscam atravessá-las de barcos ou canoas. 

Fonte: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/03/vacinacao-contra-covid-19-para-jovens-adultos-na-guiana-francesa-atrai-brasileiros.shtml>. 

Data: 03 de maio de 2021. Por Matheus Felipe Moreira Zanetti 

Suriname

Fundo Monetário Internacional chega em acordo sobre empréstimo para o Suriname

Após empréstimo concedido pelo FMI, que deveria ter sido quitado em 24 de Março de 2021, o Suriname e o Fundo Monetário Internacional parecem chegar a um acordo. Em Abril, o país havia pedido por uma extensão do prazo para quitar a dívida, e sugeriu estendê-la para os anos de 2023 e 2026. No dia 29 de Abril de 2021, os credores concordaram com o prazo sugerido, e concederam um financiamento de $690 milhões de dólares para que o país consiga se reestruturar financeiramente e quitar suas dívidas. 

Fonte: <https://www.imf.org/en/News/Articles/2021/04/29/pr21116-suriname-imf-reaches-staff-level-agreement-with-suriname-on-3-year-program-under-eff>.

Data: 29 de Abril de 2021. Por: Maria Clara Drawin

Venezuela 

Venezuela aumenta salário mínimo em quase 300% 

O Governo da Venezuela anunciou no último sábado (01/05/2021), dia do trabalho, um aumento de quase 300% no salário mínimo do país. Assim, com o aumento  o salário passou a equivaler a 7 milhões de bolívares, proporcional a U$2,50 dólares. O objetivo do governo é que, somados o valor do salário mínimo com a gratificação alimentar, cada cidadão poderá receber a soma de  10 milhões de bolívares. O novo salário mínimo, todavia, não é capaz de garantir a compra nem de 1kg de carne, caixa de ovos ou queijos.

Fonte: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/01/venezuela-aumenta-salario-minimo-em-quase-300.ghtml>. 

Data : 03 de maio de 2021. Por: Matheus Felipe Moreira Zanetti 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.