Clipping Cone Sul #65

Governo neoliberal e neofascista jogou Brasil no abismo, diz Dilma

01/05/2021 – Por Nathália Amorim

Para a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, o governo de Jair Bolsonaro conduziu a pandemia da pior maneira possível, pois além das decisões do atual governo terem levado o país a uma catastrófica crise econômica, levou principalmente à crise sanitária. Dilma afirmou que o governo neoliberal e neofascista presente no Brasil, com comportamento tendencialmente genocida, levou à falência de grande parte dos negócios, quebrou a economia, e não se importa com o número de mortes cada vez maior. 

A ex-presidente argumenta que o governo não se importa com a saúde da população, e ainda se recusa a prestar o mínimo de apoio aos que se encontram em situação de fome e miséria. O auxílio emergencial, por exemplo, foi uma medida exigida por partidos de oposição, e foi cancelada, prejudicando inúmeras famílias brasileiras. Agora o auxílio voltará a ser ofertado, mas com valores baixíssimos enquanto vivemos altas inflações e elevados custos de vida, sendo mais uma característica do golpe neoliberal, de acordo com Dilma. 

Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/05/01/governo-neoliberal-e-neofascista-jogou-o-brasil-no-abismo-diz-dilma.htm

Recomeça a campanha eleitoral no Chile

01/05/2021 – Por Julia Oliveira

No Chile, a campanha eleitoral para as eleições do dia 15 e 16 de maio foi retomada com suas atividades em todos os meios de comunicação. Isto ocorreu após várias semanas de interrupção, quando as atividades de campanha foram temporariamente suspensas no Estado, devido ao aumento intenso de contágios proporcionados pela Covid-19. Inicialmente as eleições estavam previstas para acontecer nos dias 10 e 11 de abril. Sendo assim, os diversos candidatos a conselheiros, prefeitos, governadores e membros da convenção – a qual irão redigir a nova constituição – podem agora iniciar os seus trabalhos.

Diante disso, 14.900.089 pessoas são convocadas para participarem destas eleições, as quais são consideradas históricas, sobretudo devido à eleição dos 155 membros que irão compor a Convenção Constitucional para elaborar a nova constituição, que governará o país durante as próximas décadas. Dessa forma, embora a situação pandêmica ainda esteja descontrolada, com um grande número de infectados, o governo chileno e o Serviço Eleitoral do país indicaram que serão estabelecidas medidas sanitárias rigorosas nos postos de votação, com o intuito de evitar a propagação do vírus.

Fonte: https://www.causaoperaria.org.br/recomeca-a-campanha-eleitoral-no-chile/ 

Argentina arrecada US$ 2,4 bihões com imposto sobre grandes fortunas do país

03/05/2021 – Por Júlio Belo

Na Argentina, a taxação de grandes fortunas arrecadou mais de 2,4 bilhões de dólares. Esse valor foi arrecadado de 77% das pessoas com ativos superiores a 2,1 milhões de dólares. O governo estipulou a data de 16 de abril de 2021 como data limite para o recolhimento de até 5,25% do total do montante. O imposto servirá na cobertura de gastos relacionados à pandemia, sobretudo no âmbito da saúde, além de subsídios para pequenas empresas e projetos habitacionais. Entretanto, há um movimento contrário, que diz que a taxa é inconstitucional. As medidas foram criticadas pelo jogador  Carlos Tévez (ex-Corinthians), e cerca de 220 outras famílias. 

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/argentina-arrecada-us-24-bihoes-com-imposto-sobre-grandes-fortunas-do-pais-25001106

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.