Senegal: Tribunal de Justiça da CEDEAO ordena o fim do sistema de patrocínio eleitoral.

Esta eleitora mostra suas mãos livres de marcas de tinta para poder votar. AFP / Georges Gobet.
O tribunal de Justiça da CEDEAO definiu que o código eleitoral do Senegal infringe o direito da população de participar livremente nas eleições. O sistema adotado determina que os candidatos consigam um patrocínio de pelo menos 1% do eleitorado para que possam competir. Devido a isso, a Comunidade exige que o Senegal retire tais restrições para a candidatura nos próximos seis meses. Para Abdoulaye Tine, advogado e filiado ao partido União Social Liberal, a decisão é uma vitória. Em 2019, durante as eleições presidenciais, Abdoulaye apresentou um recurso ao Tribunal relacionado às ilegalidades desta lei, visto que nesse ano apenas 5 candidatos conseguiram o feito. Ainda para Abdoulaye, isso significa que a vitória de Macky Sall não foi justa e que devem haver consequências legais.
Fonte: RFI. 29/04/2021. Link: https://www.rfi.fr/fr/afrique/20210429-s%C3%A9n%C3%A9gal-la-cour-de-justice-de-la-c%C3%A9d%C3%A9ao-ordonne-la-fin-du-syst%C3%A8me-de-parrainage-%C3%A9lectoral
Ana Carolina Oliveira Costa.
Níger: 19 pessoas mortas em um ataque em Gaigorou.

Nos últimos anos, aldeias no território do Níger se tornaram alvo de grupos terroristas da região. De acordo com Ibrahim Tidjani, governador de Tillaberi, um grupo de jihadistas fortemente armados, que ele acredita terem vindo do Mali, invadiu a vila de Gaigorou na noite deste sábado e disparou contra a população. Autoridades locais apontam que 19 pessoas morreram durante o ataque e pelo menos duas ficaram feridas. A situação de violência recorrente no local é preocupante. Em março deste ano, 13 pessoas morreram durante um ataque de homens armados que entraram nas aldeias de Zibane-Koira Zeno, Zibane Koira-Tegui e Gadabo e atiraram contra a população.
Fonte: afrik.com. 20/04/2021. https://www.afrik.com/niger-19-personnes-tuees-dans-une-attaque-a-gaigorou
Ana Carolina Oliveira Costa.
Mali: 150 novos soldados alemães destacados.

O Estado Alemão enviará para o Mali 150 novos soldados para auxiliarem na luta contra grupos terroristas na região, com isso o número de soldados alemães no território do Mali crescerá para 600. Após a morte do presidente do G5 do Sahel, Idriss Déby, a ideia é construir uma nova base no centro do Mali, em Sévaré, que colabore na guerra contra o terror. A missão reúne soldados da União Europeia, buscando colaborar com os soldados do G5 Sahel que não possuem estrutura suficiente para combater de forma eficaz os grupos terroristas.
Fonte: afrik.com. 22/04/2021. Link: https://www.afrik.com/mali-150-nouveaux-soldats-allemands-deployes
Ana Carolina Oliveira Costa.