Clipping África Austral #74

Angola com mais 245 casos e volta a igualar recorde de nove óbitos de fevereiro

Data: 05/05

Do dia 4 de maio para 5 de maio, a Angola registrou 245 novos casos de Covid-19 e 9 óbitos, igualando o maior número de óbitos registrado no país este ano em 10 de fevereiro. Todas as mortes foram de cidadãos angolanos, e ocorreram nas cidades de Malanje, Huíla e Luanda. Nesse mesmo período, 302 pessoas se recuperaram da doença no país.

Fonte: RTP

Federação sul-africana escolhe novo técnico para seleção: confira

Data: 05/05

O belga Hugo Broos foi anunciado como novo técnico da seleção nacional da África do Sul. Broos já teve experiência com seleções de futebol do continente africano, onde foi técnico de Camarões em 2017. O antigo técnico era Molefi Ntseki, que foi demitido após falhar em classificar a África do Sul para a Copa Africana de Nações.

Fonte: Uol

Funcionários públicos iniciam greve em Angola

05/05/2021

A Comissão Intersindical dos Sindicatos da Administração Pública, Saúde e Serviços convocaram uma greve de 3 dias em Angola. Os trabalhadores exigem uniformização de salários na administração pública. Os serviços administrativos do governo se encontram atualmente paralisados, e ainda não houve resposta do governo.

Fonte: DW

Êxodo continua no norte de Moçambique por falta de segurança

05/05/2021

O número de refugiados que estão de saída da parte norte de Moçambique aumenta a cada semana. Após 6 semanas dos ataques jihadistas, pessoas fogem a pé, de barco e qualquer maneira possível para que não continue naquela zona de guerra. O governo após alguns dias de confrontos diz que já restaurou a paz naquela região, mas a população não acredita e continua fugindo. Na última semana mais de 6 mil pessoas tiveram que sair de suas casas em busca de um lugar mais seguro.

Fonte: IstoÉ

G-7 manifesta apoio a Moçambique na luta contra a insurgência e pede combate às causas do conflito

05/05/2021

Os chefes da diplomacia do G-7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, e o Reino Unido) manifestaram a sua preocupação com a situação de Cabo Delgado, em Moçambique. Em uma reunião realizada na quarta, 5 de maio, os líderes pediram a responsabilização dos autores das violações de direitos humanos e expressaram a sua “solidariedade para com o Governo de Moçambique e o seu povo em enfrentar a violência extremista”. Contudo, não foi mencionado pelos ministros as denúncias de residentes na região, ativistas e organizações não governamentais sobre a violência praticada pelas Forças de Defesa e Segurança e de grupos privados contratados pelo Governo contra a população.

Fonte: Voice of America (VOA)

Trabalhadores de uma fábrica da marca da atriz Kate Hudson, Fabletics Activewear, no Lesoto, alegam abuso sexual e físico excessivo

Fonte: Lindokuhle Sobekwa—Magnum Photos for TIME

05/05/2021

Trabalhadores de uma fábrica da marca Fabletics Activewear, co-fundada pela atriz estadunidense Kate Hudson, alegam abusos físicos e sexuais no trabalho. Pelo menos 38 trabalhadores atuais dizem que abusos e assédio estão ocorrendo nas fábricas da Hippo Knitting, empresa fornece roupas para a Fabletics Activewear, localizada em Maseru, capital do Lesoto. Muitos trabalhadores dizem que trabalham nessas condições há anos. Depois que os boletins informativos TIME e o The Fuller Project entraram em contato com a Fabletics, em 29 de abril, para comentar as denúncias, a marca prometeu fazer “tudo ao seu alcance para remediar a situação”. Contudo, os trabalhadores têm medo de perderem seus empregos devido às denúncias e à possibilidade de suspensão das atividades da fábrica, uma vez que são sua fonte de renda e sustento de suas famílias.

Fonte: TIME

Defesa: Portugal e Moçambique assinam acordo na segunda-feira

07/05/2021

O “Programa-Quadro da Cooperação no Domínio da Defesa 2021-2026”, que prevê a formação das forças especiais de Moçambique por militares portugueses, deve ser assinado no dia 10 de maio, pelos Ministros da Defesa de Portugal e de Moçambique. Trata-se de uma contribuição do país europeu para a formação e capacitação das forças moçambicanas por três anos. Essa missão não se trata de uma Força Nacional Destacada, mas de uma cooperação entre dois Estados que mantêm relações diplomáticas próximas. E significa “triplicar” o investimento em projetos de cooperação com Moçambique, por parte de Portugal.

Fonte: DW

Vacina Novavax é eficaz contra a variante da África do Sul

07/05/2021

Depois de testes recentes ficou comprovado que a vacina Novavax é 100% eficaz contra a variante sul-africana.  E de acordo com alguns testes a vacina tem eficácia de 96% para crianças de 12 a 17 anos. Isto é uma ótima notícia já que a variante B.1.351 é a que domina a África Austral.

Fonte: Correio Brasiliense


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.