Clipping Norte da América do Sul #81

Guiana

Guiana recebe mais 38.000 doses da AstraZeneca pelo COVAX

A Guiana recebeu na segunda-feira (10) 38.400 doses da vacina AstraZeneca pelo COVAX Facility, o consórcio internacional para distribuição de vacinas contra a Covid-19 coordenado pela Organização Mundial da Saúde. Com isso, o país totaliza 64.400 doses recebidas pelo COVAX, que ainda deve enviar mais 44 mil doses da vacina para o país ainda em 2021. A Guiana é um dos dez países latino-americanos e caribenhos beneficiários do consórcio, que pretende vacinar 20% da população de cada uma das nações participantes ao longo do ano de 2021.

Fonte: https://newsroom.gy/2021/05/10/guyana-receives-another-38000-doses-of-astrazeneca-from-covax/

Data: 10/05/2021. Por: Israel Coelho Quirino

Guiana Francesa

Guiana Francesa volta ao confinamento enquanto situação na França melhora

Enquanto a situação da pandemia apresenta melhoras na França, a Guiana Francesa decreta fechamento parcial de dezessete dias em virtude do agravamento da pandemia no território. Sendo assim, bares, restaurantes, piscinas comunitárias e cinemas serão fechados durante o semi-confinamento. Contudo, as escolas continuarão abertas. A incidência de contaminação na ilha, que possui cerca de 300 mil habitantes, é de 346 infectados a cada 100 mil pessoas no período de uma semana. Em contrapartida, a França apresenta queda nos casos e nas internações. A vacinação também apresentou avanços, que poderiam ser ainda maiores caso não houvesse problemas com a vacina da Astrazeneca. Ainda assim, as autoridades francesas recomendam um comportamento responsável à população. Além disso, o país ainda mantém restrições a respeito da entrada de passageiros de alguns países, como Brasil, Colômbia, Turquia, entre outros. 

Fonte: https://www.rfi.fr/pt/fran%C3%A7a/20210514-guiana-francesa-confinada-situa%C3%A7%C3%A3o-melhora-na-fran%C3%A7a-europeia

Data: 14/05/2021. Por: Sofia França Prieto

Suriname

China pronta para estreitar a cooperação com Suriname

Às vésperas do aniversário de 45 anos das relações entre China e Suriname, ambos países mobilizam esforços para estreitar as relações bilaterais. Num diálogo entre ministros das relações exteriores, Wang Yi (China) e Albert Ramdin (Suriname) celebraram a parceria histórica entre os Estados e prepararam acordos futuros. Nesse sentido, foi assinado um memorando de cooperação no projeto Belt and Road como forma de apoiar a recuperação e a transformação da economia do Suriname, com atuações em áreas como infraestrutura e comunicação. Por último, foi declarado interesse mútuo no auxílio chinês no que concerne ao controle da pandemia de COVID-19, sem expor detalhes acerca das iniciativas propostas.

Fonte: http://www.ecns.cn/news/2021-05-09/detail-ihametef9041342.shtml

Data: 09/05/2021. Por: Israel Coelho Quirino

Venezuela

Prédio do principal jornal da Venezuela é confiscado após sentença polêmica

O Nacional, conhecido como o principal jornal da Venezuela, teve a sua sede confiscada pela justiça venezuelana na última sexta-feira (14). A decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) é uma das fases da sentença aplicada ao jornal por danos morais ao político Diosdado Cabello. Na ocasião, o jornal publicou uma reportagem que mostrava o envolvimento de Cabello com o narcotráfico. Como parte da ordem judicial, o Nacional também terá que pagar US$ 13,4 milhões ao político venezuelano, que é forte aliado do chavismo. O confisco chamou a atenção por ser uma grave ameaça à liberdade de expressão no país, principalmente porque o judiciário do país possui forte alinhamento com a ditadura de Nicolás Maduro.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/05/ditadura-de-maduro-confisca-predio-do-principal-jornal-da-venezuela.shtml

Data: 14/05/2021. Por: Pedro Bello


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.