#GOLFODAGUINÉ

TPI absolve Laurent Gbagbo de crimes pós-eleitorais na Costa do Marfim

Laurent Gbagbo foi presidente da Costa do Marfim desde 2000 até 2011, quando ele foi preso depois de recusar sua derrota ao adversário Quattara, gerando tamanha violência eleitoral que causou uma guerra civil, custando mais de 3000 mortes. Ele foi capturado em 2011 no palácio presidencial por forças internacionais.

 De acordo com a acusação, Gbagbo promoveu assassinato, estupro e outras formas de violência sexual, perseguição e “outros atos desumanos”. Ele negou todas as acusações. O julgamento teve início em 2016, durou 231 dias, foi encerrado 4 de julho de 2018 e centenas de documentos foram submetidos ao TPI, junto com mais de 80 testemunhas depondo. O ex-ministro Charles Ble Goude também estava sendo processado e ambos foram absolvidos pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) nas acusações de crimes contra a humanidade.

02 de junho de 2021

https://www.dw.com/pt-002/tpi-absolve-laurent-gbagbo-de-crimes-p%C3%B3s-eleitorais-na-costa-do-marfim/a-57067198

Magistrados em greve aguardam pela resposta do Governo

 

                Desde sexta (21), os Magistrados em São Tomé e Príncipe estão em greve por conta dos reajustes salariais feitos pelo governo. As negociações já tinham sido começadas no mesmo dia, porém não foram satisfatórias para os magistrados. De acordo com a representante dos Magistrados, Vera Cravid, a proposta do reajuste retira 50% do rendimento deles e que a greve só será terminada depois do Governo terminar as negociações e escutar as reivindicações deles.

                O representante do governo e Ministro das Finanças, Osvaldo Vaz, afirma que depois de uma análise, perceberam que a mudança salarial não retira os 50% e diz que seria caótico fazer isso com uma classe laboral.

27 de Maio de 2021

https://www.telanon.info/politica/2021/05/24/34348/magistrados-em-greve-aguardam-pela-resposta-do-governo/

Serra Leoa descobre novos depósitos de diamante, bauxita, ferro, ouro, rutilo e níquel

Apesar da abundância mineral de Serra Leoa, estimada em trilhões de dólares, o país sempre ocupou o lugar de um dos mais pobres do mundo. Entretanto, devido a descoberta de massivos depósitos minerais anunciada nessa segunda-feira, 24 de maio de 2021, é possível que o futuro da nação mude totalmente. No anuncio do presidente, ele também menciona o potencial de encontrar também, nessa mesma área, materiais raros como o Cério e o Neodímio, Platina e derivados, Lítio e Grafite; além de materiais considerados commodities internacionalmente desejadas para a produção de tecnologia digital.

Com essa descoberta, se os recursos forem propriamente administrados e não afligidos pelos males da corrupção e desgoverno, acredita-se que a população serra-leonesa saia da pobreza até 2030 e que cada região tenha acesso a boas estradas, infraestrutura, escolas modernas, agua limpa e hospitais. O presidente também declarou ciência dos malefícios da mineração para o meio ambiente e para a saúde, e se comprometeu, com o apoio de investidores, a lidar com a situação da melhor forma possível.

27 de maio de 2021

Benin Bronzes: Alemanha devolverá artefatos saqueados à Nigéria

 

                Os “Bronzes de Benin” são peças comemorativas vindas de palácios do Reino de Benin, atualmente localizado na Nigéria, que atualmente se encontram, em sua maioria, em museus e coleções privadas por toda a Europa. Incluindo os Bronzes, o Museu Etnológico de Berlim atualmente possui mais de 500 peças vindas somente da Nigéria.

Recentemente, devido à pressão internacional, diversos países europeus têm devolvido peças históricas aos seus países de origem, e a Alemanha não se mostra diferente. As primeiras entregas das peças de volta para a Nigéria estão programadas para 2022.

15 de Maio de 2021

https://www.bbc.com/news/world-africa-56949003

Morre em queda de avião comandante do Exército da Nigéria, que luta contra o jihadismo

O comandante do Exército nigeriano, tenente-general Ibrahim Attahiru, morreu nesta sexta-feira com outros 10 oficiais na queda de um avião militar perto do aeroporto de Kaduna, norte do país, que enfrenta rebeliões jihadistas. Ibrahim Attahiru havia sido nomeado comandante em janeiro pelo presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, muito criticado pela piora da segurança no país mais populoso da África, causada, principalmente, pela rebelião jihadista.

Periódico: Estado de Minas

Link: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/05/21/interna_internacional,1269172/morre-em-queda-de-aviao-comandante-do-exercito-da-nigeria-que-luta-contra.shtml

Nigéria: um padre morto, outro sequestrado em ataque a paróquia

Homens armados atacaram uma paróquia católica no noroeste da Nigéria nessa quinta-feira, 20, mataram um padre e sequestraram outro. O Padre Alphonsus Bello, de 33 anos, foi encontrado morto na sexta-feira, 21, na manhã seguinte do ataque à sua paróquia, a Igreja Católica de São Vicente Ferrer, na Diocese de Sokoto. Ele foi sequestrado junto com outro padre, o Padre Joe Keke, de 75 anos, que continua desaparecido, de acordo com um comunicado da diocese nigeriana. O incidente é o mais recente de uma série de sequestros e assassinatos de clérigos no país mais populoso da África.

Periódico: O São Paulo

Link: https://osaopaulo.org.br/mundo/nigeria-um-padre-morto-outro-sequestrado-em-ataque-a-paroquia/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.