Clipping África Austral #78

Angolanos deslocados pela fome se refugiam na Namíbia

Fonte Imagem: Amnesty International/Camile Cortez

01/06/2021

O cenário de fome nas províncias angolanas de Cunene e Huíla está provocando um fluxo de mais dois mil deslocados em direção à Namíbia, sendo provavelmente mais da metade crianças e cerca de 70 mulheres grávidas. A situação abre espaço para que o Estado angolano, incapaz de proteger seus cidadãos ao sul, solicite asilo à Namíbia, o que garantiria aos deslocados angolanos o status de refugiado com proteção diplomática e mínimas condições de vida. Existe o medo de que a Namíbia feche as fronteiras e suspenda a circulação de angolanos em seu território para evitar número excessivo de refugiados e consequente esgotamento de serviços públicos, o que colocaria em risco as relações diplomáticas entre os países.

Fonte: Deutsche Welle

Escândalo na Presidência “vai afetar a reputação de Angola”

01/06/2021

Na última semana, representantes do Governo de Angola foram encontrados portando milhões em diversas moedas. Trata-se de um escândalo de corrupção no país, que poderá, de certa forma, descredibilizar o país perante outros países e organizações internacionais, prejudicando negociações econômicas e diplomacia do país. O líder do CASA-CE, partido de oposição ao atual governo angolano, afirmou que esse acontecimento irá “afetar a reputação de Angola”, além de outras críticas para as atitudes governamentais.  

Fonte: Deutsche Welle

Presidência passa por crise em Angola frente a esquema de corrupção

02/06/2021

O major Lussati, da Casa de Segurança do Presidente da República angolana, foi detido na semana passada pela posse de milhões de dólares, euros e kwanzas em malas e caixas atestada pela Procuradoria-Geral da República frente à acusação de peculato, retenção de dinheiro e associação criminosa. Nesse processo, mais de 10 generais oficiais da alta cúpula do governo já foram exonerados pelo Presidente. Álvaro Chicuamanga, líder do maior partido de oposição, UNITA, afirma que o esquema de corrupção, com ápice na detenção de Lussati, expõe grandes irresponsabilidades e falhas na segurança nacional, elogiando na quarta-feira (02) apenas as exonerações das chefias militares como necessárias à boa execução de justiça.

Fonte: Deutsche Welle

 Botsuana pede Comunidade de Desenvolvimento da África Austral ajuda a Moçambique

03/06/2021

O presidente de Botsuana afirmou que a resolução da situação da violência em Moçambique crescida desde março deve passar por uma decisão comum de todos os países-membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. Segundo ele, a província moçambicana de Cabo Delgado precisa de apoio para aumentar sua capacidade de combater a intensa violência promovida por atores não estatais ainda não reconhecidos oficialmente. O presidente defende ajuda humanitária e sugere uma decisão que imponha essa ajuda coletivamente.

Fonte: Euronews

Maputo: Jovens criam soluções criativas para o “novo normal”

 03/06/2021

Foi organizado um fórum em Moçambique em que Jovens Empreendedores apresentaram novas soluções digitais que visam atender a sociedade no enfrentamento da pandemia e suas consequências. O evento, organizado pelo Centro Cultural Moçambique-Alemanha, tinha como objetivo o debate em torno de novas ferramentas voltadas para o Estado e suas políticas públicas.

FONTE: DW News

África do Sul: Ramaphosa promete combater corrupção pública

 03/06/2021

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, declarou que não medirá esforços para combater a corrupção. Seu governo vem sendo investigado para se saber se todos os recursos destinados ao combate contra a covid-19 realmente tiveram esse fim. O presidente deu ênfase que o combate à corrupção melhora as condições do país perante o cenário internacional e, após o fim da pandemia de covid-19, o país deverá apresentar uma significativa melhoria em suas condições econômicas, iniciando o reparo às devastadoras consequências da pandemia. 

Fonte: Deutsche Welle


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.