Clipping Cone Sul #67

Eleição para Constituinte no Chile, uma virada à esquerda

17/05/2021 – Por Júlio Belo

Foi histórica a votação neste último domingo. Os chilenos foram às urnas e decretaram o fim dos vestígios da ditadura militar. A Constituição chilena ainda é herança do governo Pinochet. Ao todo, 155 constituintes terão 9 meses para escrever a nova Carta Magna (com extensão até 3 meses mais). A característica dessa votação foi a derrota do bloco da direita política, o qual não conseguiu eleger nem um terço dos assentos. Isso inviabiliza vetos para questões consideradas sensíveis pelo governo. Enquanto que na esquerda política houve a ascensão de grupos independentes, inclusive manifestantes como a ‘Tia Pikachu’ (mulher que se vestia de Pikachu inflável nas manifestações de 2019).  

Fonte: https://veja.abril.com.br/mundo/eleicao-para-constituinte-no-chile-marca-derrota-de-partidos-governistas/

Uruguai sofre o maior índice de mortalidade por Covid-19 do mundo

14/05/2021 – Por Júlia Oliveira

Durante a maior parte de 2020, o Uruguai foi considerado como um exemplo de como evitar a disseminação do coronavírus, enquanto que os seus países vizinhos enfrentavam uma luta contra o aumento do número de casos e de mortes. No entanto, o “bom” momento do país acabou, dado que, no dia 13 de maio deste ano, a taxa de mortalidade per capita por Covid-19 do Estado foi a maior do mundo, atingindo 14,23 mortes por milhão de habitantes, de acordo com o site Our World in Data, da Universidade de Oxford. Até aquele dia, segundo o Ministério da Saúde uruguaio, ao menos 3.252 pessoas haviam morrido, por conta do vírus, no país, que possui 3,4 milhões de habitantes.

As taxas de contágio dispararam nos últimos meses devido, aparentemente, a uma variante contagiosa descoberta em 2020 no Brasil. Apesar do Uruguai ter fechado as suas fronteiras no início da pandemia, as cidades localizadas ao longo da fronteira com o Brasil são binacionais e possuem um trânsito intenso. O surto implicou na sobrecarga dos hospitais uruguaios e, mesmo que os números de infectados e hospitalizados esteja um pouco abaixo do pico do início de maio, os especialistas ainda não identificam um declínio constante forte o suficiente para indicar uma tendência de queda. Entretanto, existe um otimismo de que o país poderá controlar as circunstâncias em breve, tendo em vista o rápido avanço da vacinação.

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/uruguai-sofre-maior-indice-de-mortalidade-por-covid-19-do-mundo-25017442

Covid explode no Paraguai, e sistema de saúde entra em colapso 

14/05/2021 – Por Nathalia Amorim

No início da pandemia, o Paraguai foi um dos países exemplo dentro da América do Sul, pois manteve regras importantes de isolamento social e fechou suas fronteiras, obtendo com êxito o controle do Covid-19. Porém, atualmente, o Paraguai está vivendo a pior crise sanitária de sua história, tendo seu sistema hospitalar colapsado. O diretor de vigilância sanitária do Paraguai afirmou que o país está no mesmo ritmo que o Brasil e, inclusive, em março de 2021, a variante proveniente de Manaus foi dada como responsável por cerca de 50% dos casos do Paraguai. 

O Paraguai possui o segundo maior índice de mortes diárias por milhão de habitantes do mundo, sendo o primeiro, o Uruguai. Dessa maneira, vemos o trajeto preocupante da América do Sul durante a pandemia. O que vem ocorrendo é justamente o fim de restrições de isolamento social nos países por conta de crises econômicas, o que desencadeia em níveis desenfreados de casos de Covid-19 e mortes, além de colapso dos sistemas de saúde dos países. No Paraguai, assim como em outros países da América do Sul, não há profissionais da área da saúde suficientes para atendimento médico. 

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/05/covid-explode-no-paraguai-e-sistema-de-saude-entra-em-colapso.shtml?origin=folha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.