Clipping Países Andinos #93

Governo Colombiano e Comitê Nacional de Desemprego se reúnem no 22º dia de protestos

Por Sofia Oliveira em 20 de maio de 2021

No dia 20/05/2021, o Governo Nacional da Colômbia e o Comitê Nacional de Desemprego reuniram-se pela manhã após 22 dias de protestos, sendo essa a terceira tentativa de acordo entre as autoridades colombianas e o órgão. As manifestações convocadas pelo Comitê em 28 de abril têm como objetivo “reivindicar garantias de protesto, vida, paz e democracia, além de lutarem pela desmilitarização e contra as reformas do sistema laboral e de saúde do país” (tradução minha). O presidente da Associação Nacional de Comércio Exterior, Javier Diaz, afirmou que os bloqueios das vias terrestres do país e os protestos impactaram 80% das operações de importação e exportação do país e que os portos marítimos estão perto do colapso por não terem espaço suficiente para armazenar mais produtos. Tal cenário deixa claro o caráter de urgência para que as autoridades envolvidas cheguem a um acordo.

Fonte: El País Colombia

Fonte: El País Colombia

Disponível em: 

<https://www.elpais.com.co/colombia/gobierno-y-comite-nacional-de-paro-vuelven-a-reunirse-este-jueves.html&gt;

<https://www.elpais.com.co/economia/bloqueos-han-afectado-80-del-comercio-exterior-analdex.html&gt;

Lenín Moreno deixa o Governo sem completar a fase 1 da vacinação anti-Covid

Por Ana Luísa Vaz em 21/05/2021

O presidente Lenín Moreno entregará o governo em maio e sem ter atingido a meta prevista no Plano de Vacinação para a 1ª fase, que foi iniciada em 1º de março e determinava a imunização de dois milhões de pessoas até 20 de maio. Contudo, até esse mesmo dia, as duas doses foram administradas somente em 379.621 pessoas e apenas 1.203.778 receberam a primeira. Nessa fase, esperava-se a vacinação de: profissionais de saúde da rede pública e privada; adultos abaixo dos 65 anos; funcionários da Força Pública e bombeiros; professores de todos os níveis de ensino; população vulnerável; profissionais da coleta de lixo; e setores estratégicos. Os números do Ministério da Saúde do país não detalham quantas pessoas de cada grupo prioritário foram vacinadas, não indicando, assim, se todos os profissionais de saúde e maiores de 65 anos foram vacinados na fase 0 do plano, iniciada em 21 de janeiro.

Fonte: La Hora.

Disponível em: <https://www.lahora.com.ec/lenin-moreno-incomleto-vacunacion/&gt;

Email mostram que governo Trump ameaçou pesquisadores que questionaram fraude na Bolívia. 

Por Mariana Puertas Lippi em 21 de maio de 2021

E-mails obtidos pelo Intercept mostram que um advogado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contatou repetidamente, entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, perguntando, por vezes sob ameaça de intimação, sobre um estudo que haviam feito sobre a eleição presidencial boliviana de 2019. Os e-mails apontam para a existência de um inquérito do Departamento de Justiça e somam novas evidências para apoiar as alegações bolivianas de que os EUA estavam envolvidos no golpe ocorrido no país sul-americano em 2019. Os correios eletrônicos revelam o envolvimento do Departamento de Justiça dos EUA na investigação criminal do regime golpista boliviano que buscava comprovar uma suposta fraude eleitoral. O inquérito teve como alvo dois pesquisadores do MIT e questionava seu trabalho feito para o Centro de Política Econômica e Pesquisa, no qual refutaram as suspeitas de que o partido socialista da Bolívia havia fraudado a eleição.

Fonte: The Intercept Brasil

Disponível em: <https://theintercept.com/2021/05/13/emails-trump-pesquisadores-fraude-bolivia/>

O preço a pagar por protestar na Colômbia 

Por Cristiano Grabellos Moura em 23 de maio de 2021

Devido a um projeto de aumento de impostos e a um grande mal-estar social, uma série de protestos tem tomado as ruas de diversas cidades colombianas. Desde então, diversos casos de abuso de autoridade por parte da polícia vêm sendo registrados. Pelo menos 33 pessoas perderam a visão por sofrerem golpes muito fortes nos olhos, jovem se suicidou após ser vítima de abuso sexual em delegacia e casos de traumatismo craniano também foram documentados. “Há um Estado que teve seu bem-estar desmontado e se concentrou em assuntos policiais. Agora foi incapaz de compreender que há uma mudança na maneira de entender a governança porque é preciso negociar com múltiplos atores e políticos. Mas a única resposta é policial”, diz Jerónimo Castillo, pesquisador da fundação Ideias para a Paz, um laboratório de ideias. 

Fonte: El País

Disponível em:

<https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-23/o-preco-a-pagar-por-protestar-na-colombia.html&gt;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.