Clipping Países Andinos #94

Keiko Fujimori repete táticas da extrema direita de outros países nas eleições do Peru

Por: Yasmim Beatriz em 24/05/2021

Em consonância com as práticas da extrema direita, a candidata Keiko Fujimori, demonstra sua desconfiança em relação ao sistema eleitoral, supondo que as eleições podem ser fraldadas. Semelhantemente, Donald Trump nos Estados Unidos e Jair Bolsonaro no Brasil foram adeptos dessa teoria da conspiração, colocando em xeque um dos pilares democráticos, a transparência. Fujimori aproveitou para destilar sua insatisfação com o presidente do Júri Eleitoral Nacional (JNE), Jorge Salas relacionando-o ao terrorismo.

Outro elemento comum nas práticas extremistas diz respeito às Fake News, aproveitando-se que as elites peruanas que tendem para o fujimorismo, Keiko tenta jogar com o medo que os mais poderosos têm da instalação de um regime totalitário comunista. Não obstante, as notícias falsas também estiveram na mira de Lionel Messi, pois modificaram a mensagem original do jogador “Run for the oceans”, em prol de causas ambientais para “Perú, dile no al comunismo”. Apesar disso, o candidato da oposição, Pedro Castillo, lidera a corrida presidencial.

Fonte: RBA Rede Brasil Atual

Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2021/05/keiko-fujimori-eleicoes-peru/>.

O dilema da Colômbia: as raízes econômicas da explosão

Por Bruna Stela Gontijo Moura em 28/05/2021

Protesto de donos de bares e restaurantes realizado em abril em Bogotá.MAURICIO DUENAS CASTANEDA (EFE)

Desde o início de maio de 2021, a Colômbia passa por uma série de protestos que se sustentam na proposta de reforma tributária, pela corrupção, pela não implementação de acordos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), com a falta de normalização da pandemia de COVID-19 e a falta de empregos e qualidade de vida. Portanto, a situação que já se configura como algo difícil para o governo possui uma complicação a mais, o endividamento do país. Atualmente há uma fuga de capital estrangeiro da Colômbia e estima-se que até o final de 2021 a dívida colombiana será equivalente a 65% do Produto Interno Bruto (PIB). Desta forma, a Colômbia pode ser colocada como um dos países mais endividados da América Latina. 

Fonte: El País

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2021-05-24/o-dilema-da-colombia-as-raizes-economicas-da-explosao.html>.

Ministro boliviano é preso nos EUA por escândalo de corrupção

Por Ana Luísa Vaz em 28/05/2021

Conforme informado pelo Departamento de Justiça dos EUA em 26/05, o ex-ministro do governo boliviano Arturo Murillo, juntamente com seu ex-chefe de gabinete, Sergio Méndez, e três cidadãos estadunidenses foram detidos nos estados da Flórida e da Geórgia sob a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro, no denominado “caso do gás lacrimogêneo”. Murillo e Méndez foram funcionários públicos da Bolívia entre 2019 e 2020, durante o governo de Jeanine Áñez, a qual hoje encontra-se presa devido à acusação de liderar um golpe no país com o apoio da polícia e do exército. O Departamento de Justiça informou, ainda, que as autoridades bolivianas negociaram nesse período o fornecimento de gás lacrimogêneo e de outros equipamentos não letais com os três empresários estadunidenses – proprietários da Bravo Tactical Solutions, que atuou como intermediária entre a Bolívia e o fornecedor brasileiro Cóndor. Ademais, os donos da empresa pagaram US$ 602.000 em propina a funcionários públicos do país em benefício de Murillo e Méndez.

Diante disso, o governo boliviano anunciou no mesmo dia que pedirá aos Estados Unidos a extradição do ex-ministro e de seu ex-chefe de gabinete.

Fonte: BBC.

Disponível em: <https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-57263925&gt;

Colômbia completa um mês de protestos e mais pessoas morrem

Por Mariana Puertas Lippi em 29 de maio de 2021

Quatro pessoas morreram na cidade colombiana de Cali, quando milhares de manifestantes protestaram em vários pontos do país para marcar um mês de atos generalizados, enquanto as negociações entre o governo e o comitê de greve nacional seguem travadas. O prefeito Jorge Ospina confirmou três mortes, e a mídia local noticiou a quarta vítima fatal. As manifestações em outros lugares foram em sua maioria pacíficas, embora confrontos entre a polícia e os manifestantes tenham sido relatados em algumas áreas. As manifestações das últimas quatro semanas foram marcadas pela violência. O governo confirmou até agora 17 mortes de civis diretamente relacionadas aos protestos, enquanto grupos de direitos humanos afirmam que dezenas de outros civis foram mortos pelas forças de segurança. Dois policiais também morreram. 

Fonte: G1

Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/28/colombia-completa-um-mes-de-protestos-e-mais-pessoas-morrem.ghtml>

 

 

Peru: ao menos 14 pessoas morrem em ataque atribuído ao Sendero Luminoso

Por Cristiano Grabellos Moura em 31 de maio de 2021

Em um bar na região do Vale dos Rios Apurímac, no centro do Peru, ao menos 14 pessoas morreram em um ataque atribuído por autoridades do país ao grupo guerrilheiro Sendero Luminoso. O Comando Conjunto das Forças Armadas do país afirmou que “O Sendero Luminoso, liderado pelo criminoso Victor Quispe Palomino, em um ato genocida, assassinou 14 pessoas ainda não identificadas na noite de 23 de maio, incluindo duas crianças, que foram encontradas queimadas e irreconhecíveis”. Reunidos pelo Militarizado Partido Comunista del Perú, os militantes deixaram panfletos no local do ataque que classificam como “traidor” aqueles que votarem em Keiko Fujimori no segundo turno das eleições presidenciais, que acontecem dia 6 de junho. Os guerrilheiros sofreram duros golpes durante o governo do ex-presidente Alberto Fujimori, pai da atual candidata, mas alguns membros seguem ativos.

Fonte: G1

Disponível em:

<https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/25/peru-ao-menos-14-pessoas-morrem-em-ataque-atribuido-ao-sendero-luminoso.ghtml>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.