Clipping Cone Sul #68

Os violentos protestos no Paraguai contra a modificação de uma lei que pune a invasão de terras privadas

30/09/2021 – Por Larissa Silva

Após a aprovação na câmara dos deputados para modificar uma lei que aumenta a pena de quatro a seis anos de prisão para quem ocupar propriedades privadas, protestos liderados por indígenas e grupos campesinos realizados na última quarta-feira (29/09) em Assunção, capital do Paraguai, terminou em dezenas de feridos.

Segundo a Federação Nacional dos Camponeses, durante o regime militar de Alfredo Stroessner entre 1954 e 1984, indígenas e camponeses tiveram suas terras tomadas e entregues a pessoas próximas ao governo. Desde então, esses grupos têm tentado recuperar essas terras, muitas vezes através das ocupações. A mudança no texto deve antes ser assinada pelo presidente Mário Abdo Benítez para que entre em vigor. 

Fonte:  https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-58750276

Argentina reabre fronteira aérea para turistas brasileiros

02/10/2021 – Por Júlia Oliveira

A Argentina, a partir desta última sexta-feira (1), voltou a permitir a entrada de turistas de países fronteiriços, incluindo o Brasil. Desde 25 de dezembro de 2020, esta é a primeira vez que turistas estrangeiros podem entrar no país por meio de aeroportos, após o governo argentino suspender uma breve reabertura e fechar as fronteiras aéreas para impedir a propagação de mutações do coronavírus dentro de seu território. A autorização, oficializada em decreto divulgado na quinta-feira (30), é válida até 31 de dezembro.

Para que o turista entre no país, é necessário preencher uma declaração juramentada, a qual apresentará o esquema de vacinação completo com ao menos 14 dias de vigência desde a segunda dose. Além disso, é preciso apresentar um exame PCR negativo feito nas 72 horas anteriores ao embarque. Ao aterrissar na Argentina, o turista deverá passar por um teste de antígeno e fazer um novo PCR entre o quinto e o sétimo dia de permanência no país. Todos os exames em questão deverão ser pagos pelo próprio indivíduo. Ainda, aqueles que não possuem um esquema de vacinação completo poderão entrar na Argentina, entretanto terão que passar uma semana em isolamento. Quanto às demais fronteiras, estas deverão ser reabertas gradualmente até novembro, quando estrangeiros de outros países também poderão entrar no território argentino.

Fonte: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2021/09/30/argentina-reabre-hoje-fronteira-aerea-para-turistas-brasileiros.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.