Clipping #102 – Países Andinos

Peru apresentará projetos de reflorestamento na cúpula do clima COP26

Por Juliana Lima em 03 de novembro de 2021

A Autoridad para la Reconstrucción con Cambios (ARCC) informou, durante a reunião da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que irá apresentar projetos de reflorestamento no Peru. Neste projeto, o Governo Peruano propõe o reflorestamento de mais de 50.000 hectares em 17 bacias hidrográficas do país. A diretora-executiva do ARCC, Amalia Moreno, se apresentará de modo virtual, com o vice-ministro do Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Infraestrutura Agrária e Irrigação, José Muro, para tratar sobre propostas de soluções baseadas na natureza. Além disso, o ARCC propõe projetos de infraestrutura natural, e para isso, planeja realizar o 14º Roadshow para a apresentação de cinco projetos para 11 bacias hidrográficas nas regiões de Tumbes, Lambayeque, Cajamarca, La Libertad, Áncash, Ica, Huancavelica e Lima.

Fonte: ANDINA – Agência Peruana de Notícias

Disponível em: <https://andina.pe/agencia/noticia-peru-presentara-proyectos-reforestacion-cumbre-climatica-cop26-868087.aspx>. 

Equador anuncia a ampliação de mais de 600 quilômetros da reserva marinha de Galápagos.

Por Ana Laura Dias em 04 de novembro de 2021

               Nesta segunda-feira, 1º de novembro de 2021, foi apresentado, pelo presidente equatoriano Guillerme Lasso na abertura da COP26, o plano de ação do Equador que ampliará em até 60.000 quilômetros quadrados a área protegida em Galápagos. Essa expansão da reserva marinha visa preservar as espécies que migram para o norte a cada ano através das ilhas equatorianas, sendo a ideia do presidente trabalhar com a Costa Rica, a Colômbia e o Panamá para criar uma faixa de trânsito segura para a vida marinha, além de um laboratório vivo para pesquisas científicas. No entanto, 30.000 quilômetros quadrados dessa reserva estão na zona econômica exclusiva do Equador e, quando Lasso assinar o decreto presidencial, não haverá mais pesca na região. Apesar disso perturbar os espaços de pesca artesanal e industrial do sindicato pesqueiro equatoriano, as autoridades dizem ter alcançado um acordo. Segundo o ministro do Meio Ambiente, Gustavo Manrique, “eles entenderam o benefício de proteger essa rota. Se baleias, tubarões, tartarugas e todas as espécies passarem com segurança por lá, haverá um efeito de transbordamento e eles irão para essas áreas se reproduzir”.

Vista aérea de la isla de Santa Cruz, en las Galápagos. RODRIGO BUENDIA (AFP)

            O presidente equatoriano espera que esta ação para proteger a flora e a fauna oceânicas seja acompanhada pelo apoio financeiro de entidades interessadas na conservação da biodiversidade marinha. Na coletiva de imprensa em Glasgow, Lasso declarou que os projetos ambientais serão financiados por uma troca de dívidas, no entanto, não foram especificados detalhes de como isso será feito, somente que o presidente estima atrair “o maior volume de swap já realizado no mundo”. Swap é como uma renegociação onde o novo credor compra títulos de dívida em condições mais baratas para o Equador e transfere esse benefício ao país, desde que aloque recursos para a conservação. De acordo com o chefe de Estado, esse dinheiro irá para o Parque Nacional de Galápagos e permitirá também resolver problemas de infraestrutura básica, como água potável e esgoto, nas principais ilhas habitadas.

Fonte: El País

Disponível em: <https://elpais.com/internacional/2021-11-02/ecuador-anuncia-la-ampliacion-de-60000-kilometros-de-la-reserva-marina-de-galapagos.html>. 

Laços de cooperação entre Peru e China são fortalecidos

Por Roberta Ferreira em 06 de novembro de 2021

No dia 02 de novembro de 2021, Peru e China comemoraram 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre eles. Nesse sentido, o presidente do Peru, Pedro Castillo, destacou os laços de cooperação que unem os dois povos. “A República Popular da China se tornou o primeiro parceiro comercial do Peru e um de nossos principais investidores. Esses laços vêm se fortalecendo desde que elevamos nosso relacionamento a uma associação estratégica abrangente, que tem estimulado o diálogo de alto nível e o intercâmbio nas esferas cultural e acadêmica”, disse Castillo.

Além disso, o presidente peruano agradeceu a cooperação recebida e está confiante que esta relação será aprofundada, o que permitirá que ele alcance os objetivos traçados no Peru, como o combate firme à pobreza, a reativação da economia e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Pedro Castillo também destacou o papel de liderança da China na luta global contra a pandemia e ressaltou que os laços profundos que unem os dois países estão arraigados na história peruana.

Fonte: El Peruano

Disponível em:  <https://elperuano.pe/noticia/132708-lazos-de-cooperacion-entre-peru-y-china-se-fortalecen>

A cada 10 equatorianos 3 não tem dinheiro suficiente para poder comer 

Por Gustavo Alves em 07 de novembro de 2021

Segundo “El Reporter Latinobarómetro 2021”, 30,4% da população equatoriana não tem condições suficientes para se alimentar. Os dados consideram a situação do Equador a partir da pandemia da covid-19, até a pesquisa feita em setembro de 2021, quando uma cesta básica para uma família de quatro membros estava valendo USD 502,90, ao que subiu ao valor de USD 712,85, segundo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos(INEC). Tal situação é motivada pelo o aumento do desemprego no país e a redução da qualidade de vida, as pessoas estão optando por alimentos de baixa qualidade e menor qualidade nutricional. Em vista disso,  no Equador a população em condição de pobreza e pobreza extrema  tem aumentado, estima-se que 32,2% dos equatorianos estão vivendo em condição de pobreza, representando cerca de 5,7 milhões de pessoas, sendo 2,6 milhões, ou seja, 14,7% da população, em extrema pobreza. A pobreza afeta está causando a desnutrição infantil no país, que está afetando 27,2% das crianças equatorianas, segundo a UNICEF. Para solucionar esse problema o presidente Guillermo Lasso, planeja um suporte estratégico, focado no cuidado das mães e seus filhos, durante os primeiros 1.000 dias de vida, assim garantindo suplementos básicos para o crescimento das crianças.

Fonte: Primicias 

Disponível em: 

<https://www.primicias.ec/noticias/economia/ecuatorianos-sin-suficientes-recursos-comer/

Agrobanco favorece 54.667 pequenos produtores rurais

Por Maria Eduarda Souza Satlher em 08 de outubro de 2021

Entre janeiro a outubro deste ano o Banco Agropecuário (Agrobanco) forneceu cerca de 590,1 milhões de sóis peruanos para cerca de 54.667 pequenos produtores que desenvolvem a agricultura familiar. No mês de outubro, o valor total dos empréstimos foi recorde em comparação aos últimos anos, resultando em 93,27 milhões em apenas 30 dias. Além disso, percebe-se a maior presença da mulher rural, uma vez que representa 33% dos beneficiários, onde anteriormente representavam 29%. Com isso, é possível afirmar a importância da liderança da mulher rural na pequena agricultura familiar na garantia da segurança alimentar do país

De todos os empréstimos, cerca de 72% foram destinados a campanhas agrícolas, em que as safras de cacau, batata e café foram as três mais financiadas, com 16,2%, 16,2% e 15,5% do montante, respectivamente. O restante dos 28% do financiamento foi destinado aos produtos de pecuária, sendo que 87,3% foi reservado à carne bovina e o restante foi dividido entre, cobaia, camelídeos sul-americanos, gado leiteiro, entre outros. 

Fonte: El peruano

Disponível em: <https://elperuano.pe/noticia/132892-agrobanco-favorece-a-54667-productores>. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.