Clipping Cone Sul #75

Eleições parlamentares de meio de mandato são realizadas na Argentina

14/11/2021 – Por Emilly Guidi

No último domingo, dia 13 de novembro de 2021, a sociedade civil argentina foi às urnas para eleger os próximos parlamentares. Estas eleições são tidas como cruciais para o governo peronista de centro-esquerda, onde Alberto Fernández, atual presidente argentino, lida de frente com revés das primárias de setembro. Por essa razão, o mandato de Fernández encontra-se ameaçado visto que ele tem procurado salvar sua governança para se manter no poder nos próximos dois anos de mandato. Neste contexto, vale ressaltar que aproximadamente 34,3 milhões de pessoas possuem o direito de votar, onde 40% do rol eleitoral é composto pela populosa periférica do país. 

Além disso, Buenos Aires, capital do país, e outras grandes cidades estão nas mãos da oposição e entre as cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados, destaca-se que 127 das 257 serão renovadas com essas eleições. Dessa forma, a principal disputa é pelo Senado que atualmente é presidido pela influente vice-presidente Cristina Kirchner. Por fim, nota-se que as eleições acontecem diante de um momento no qual a economia argentina tenta se recuperar da última recessão que se iniciou em 2018 e se aprofundou em um colapso de cerca de 9,9% do PIB em 2019.

Fonte: https://noticias.r7.com/internacional/argentinos-votam-em-eleicoes-parlamentares-neste-domingo-14112021

Comunidade indigena é despejada por confrontos territoriais contra o agronegócio no Paraguai

22/11/2021 – Por Larissa Silva

A Polícia, armada com equipamentos de choque, invadiu a comunidade indígena Hugua Po’i – na última quinta-feira (18/11). Foram demolidas casas e plantações com o auxílio de tratores e canhões de água, nas terras que são reivindicadas por um fazendeiro menonita de soja, mas que possui importância espiritual e ambiental para a comunidade indígena. Entre junho e maio deste ano pelo menos sete comunidades nativas por todo o país foram forçadamente removidas de suas terras. O Paraguai é um dos países com uma das maiores desigualdades de distribuição de terras no mundo. De acordo com o Banco Mundial, 80% da posse de terras no país está concentrada nas mãos de apenas 2% da população.

Fonte: https://www.theguardian.com/global-development/2021/nov/21/paraguay-evictions-land-indigenous-agribusiness

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.