Clipping África Austral #100

Moçambique: O número de mortos do ciclone Gombe sobe para 15

15|03|2022

Na última segunda-feira, foi reportado pelas autoridades de Moçambique que o ciclone nomeado de Gombe inundou várias áreas no norte do país, deixando 15 mortos e dezenas de feridos. O país vem enfrentando uma série de ciclones esse ano, com fortes ventanias e chuvas pesadas que deixaram alguns distritos costeiros isolados, sem luz, água e comunicação. As autoridades também informaram que mais de 100.000 pessoas tiveram de deixar as suas casas, no qual, cerca de 12.000 foram destruídas. Além disso, pontes, escolas, unidades de saúde e linhas de energias foram afetadas. Embora o ciclone tenha perdido força, o país ainda segue em alerta devido aos aumento dos níveis dos rios, das fortes chuvas e dos riscos nas estradas que se tornaram intransitáveis.

Fonte: Africanews

Zâmbia: ex-ministro da Justiça preso por alegada corrupção

22/02/2022

A Comissão Anti-Corrupção acusou o ex-ministro da Justiça, Given Lubinda, de cinco acusações, incluindo corrupção que envolve mais de quinhentos mil dólares em bens e atividades bancárias dadas como “criminosas”. Após as acusações, Lubinda foi preso na última segunda-feira e demonstra uma reviravolta no cenário de uma série de processos contra funcionários de alto nível do executivo após as eleições de agosto de 2021. O presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, foi eleito no ano passado e prometeu combater a corrupção presente no país e recuperar os bens do Estado supostamente roubados no governo anterior. Entretanto, o ex-ministro da Justiça já foi liberado e aguarda uma audiência no tribunal.

Fonte: Africanews

Ramaphosa da África do Sul alivia restrições do COVID-19 para impulsionar a economia

22/03/2022

O presidente da nação mais industrializada e afetada pelo COVID-19 no continente Africano, Ramaphosa, anunciou a remoção das restrições contra a pandemia que pesam sobre a economia há dois anos, também anunciando que o estado nacional de desastre deve se encerrar em breve. Para o presidente, o relaxamento das restrições têm a capacidade de ser muito proveitoso para os setores industriais, esportivos, culturais, de entretenimento e de eventos particulares em geral. O estado nacional de desastre que atualmente regula as regras do COVID-19 no país está em vigor desde março de 2020, sofrendo recentes críticas por grupos de empresários e cientistas que não acham mais necessário sua extensão tendo em vista a redução do número de infectados e mortes no país.

Fonte: Reuters

Angola: Governo “usa e abusa” de recursos estatais para ganhar eleições, diz consultora

23/03/2022

Em análise da situação política do país e da corrida presidencial, a Oxford Economics Africa evidencia a possibilidade do governo de João Lourenço utilizar recursos estatais, como financiamento, forças policiais e mídia, para garantir a reeleição esse ano. De acordo com eles, isso vai dificultar a campanha política da oposição e acirrar ainda mais os confrontos com apoiadores exigentes entre os principais partidos da Angola, o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola). Recentemente, membros da UNITA vem denunciando ações violentas e prisões arbitrárias das forças militares do governo, ocorridas em protestos da oposição, o que eles chamaram de terrorismo de Estado. O partido vem tentando denunciar o governo e as políticas violentas que vêm sendo implementadas.

Fonte: DW

Malawi inicia campanha nacional de vacina contra a poliomielite

23/03/2022

O Malawi iniciou uma primeira rodada de campanha de vacinação em crianças menores de cinco anos contra a poliomielite no último domingo, devido a um surto de poliovírus que paralisou uma criança de três anos na capital Lilongwe, em fevereiro. A ação para eliminar o pólio conta com a parceria entre UNICEF e a Organização Mundial da Saúde, que treinou cerca de 13.500 profissionais e disponibilizou novos refrigeradores para vacinas, dispositivos para monitoramento de temperatura, como também conta com a ajuda de doações provindas da Zâmbia, Moçambique e Tanzânia.

Fonte: Africanews

Grupos ambientalistas da África do Sul celebram conquista histórica sobre a poluição do ar no país

24/03/2022

Na terça-feira (22/03), o Supremo Tribunal da África do Sul definiu que a má qualidade do ar no país é uma violação do direito constitucional a um ambiente saudável e de bem-estar. A decisão histórica, comemorada por grupos ambientalistas, determinou que o governo reduzisse a poluição do ar no cinturão de mineração de carvão em Mpumalanga, no nordeste do país, onde há 12 usinas de carvão. Segundo o Greenpeace, o ar da região é o mais poluído do mundo, com níveis recordes de dióxido de nitrogênio. O Tribunal deu um prazo de um ano para que o governo começasse a aplicar um plano de gestão aérea para a região.

Fonte: Africanews

Acordo entre Brasil e Angola na área de Defesa passa na Comissão de Relações Exteriores

24/03/2022

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Brasil aprovou o relatório do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) a favor de um acordo de cooperação entre Brasil e Angola na área da Defesa. O objetivo do acordo é promover a cooperação em inteligência, ciência, tecnologia, equipamentos e sistemas militares, além de apoio logístico e compra de produtos e serviços da área. Uma vez aprovada pela Comissão, o relatório deve ser encaminhado para a análise no plenário do Senado Federal.

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.