Clipping África Austral #104

Botsuana e África do Sul avançam em pesquisa sobre sub-variantes da Ômicron

12/04/2022

Pesquisadores de Botsuana e África do Sul detectaram sublinhagens da variante Ômicron da SARS-CoV-2, e estão investigando profundamente detalhes como infectividade e virulência. Essas sublinhagens foram detectadas em quatro pessoas em Botsuana, e em 23 na África do Sul, além de terem sido confirmadas em países como Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Reino Unido. De acordo com o Doutor Matshidiso Moeti, Diretor Regional da OMS no continente africano, não há necessidade de alarme com a descoberta dessas novas subvariantes pelo fato de não existir um novo pico de casos, hospitalizações ou mortes. A OMS recomenda que os países mantenham os bancos de dados atualizados e que reportem casos ligados a essas sub variantes. Além disso, devem promover investigações a respeito dos impactos dessas novas variantes ao cenário pandêmico, como eficácia de políticas públicas e métodos de diagnóstico. Para isso, é recomendado que todos os países façam o sequenciamento de genoma de ao menos 5% das amostras positivas. O continente africano, nesse sentido, obteve avanços ao sequenciar cerca de seis vezes mais amostras positivas em 2022, comparando com o mesmo período de 2021.

Fonte: OMS

Africanos procuram sobreviventes nas ruínas das inundações que mataram quase 400

15/04/2022

Na cidade de Durban, na África do Sul, enchentes matam cerca de 400 pessoas, além  de levar casas e estradas e deixar milhares de pessoas sem abrigo. As inundações na província de Kwazulu-Natal, derrubaram linhas de energia, fecharam os serviços de água e interromperam as operações em um dos portos mais movimentados da África. As autoridades locais estimaram os danos em vários bilhões de rands e relataram saques esporádicos – em uma cidade ainda se recuperando de um surto catastrófico de tumultos e saques em julho passado. Grande parte dos mais afetados estão em assentamentos pobres, não planejados e informais vulneráveis ​​a inundações. Segundo as autoridades, mais de 40.000 pessoas foram afetadas pelas inundações na região.

Fonte: Reuters

Angola e Ruanda assinam nove acordos de cooperação

Fonte: DR

15/04/22

Na sexta-feira em Kigali, Angola e Ruanda assinaram um total de nove instrumentos jurídicos durante a 1.ª Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Cooperação (CCPC) entre os dois Estados. Ou seja, trata-se dos Acordos para evitar a dupla tributação, extradição, assistência jurídica mútua em assuntos criminais, transferência de pessoas condenadas, memorando de entendimento de cooperação no domínio da Agricultura e Desenvolvimento Pecuário.

Fonte: Jornal de Angola

Investimentos no futebol feminino em Lesoto

20/04/2022

A Associação de Futebol de Lesoto (LeFa, em inglês) adquiriu, na última semana, diversos equipamentos para os times de base femininos do país. A distribuição será feita pelo Comitê Nacional de Futebol Feminino do país, e, segundo o diretor técnico do LeFA Leslie Notši, cerca de 81 clubes serão beneficiados. A iniciativa faz parte de um projeto de desenvolvimento da modalidade feminina no país, usando recursos liberados pela FIFA no ano de 2020 para reduzir os danos da pandemia no futebol feminino ao redor do mundo. A intenção é, dessa forma, desenvolver uma seleção nacional feminina nos próximos anos.

Fonte: AllAfrica

Porta-voz do parlamento malawiano conversa com presidente do Congresso chinês 

20/04/2022

A porta-voz do parlamento malawiano, Catherine Gotana Hara, conversou por videochamada, nesta última quarta-feira, com o Presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo da China, Li Zhanshu. Durante a conversa, Li reconheceu o Malawi como um importante parceiro da China no continente africano, e disse que a China espera fortalecer a cooperação bilateral com o país em diversas áreas conjuntas, como infraestrutura, construção civil, agricultura, educação e cultura. Hara complementou, dizendo que, desde o estabelecimento dos laços diplomáticos entre os dois países, as relações bilaterais fizeram grande progresso, e que o Malawi adere firmemente à Política de uma China Única. Por fim, a porta-voz agradeceu a assistência prestada pela China ao Malawi no combate à pandemia e reforçou a intenção de fortalecimento das relações de cooperação com o país asiático.

Fonte:  Xinhua

África do Sul envia soldados em duas províncias após inundações mortais

20/04/2022

Após o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, declarar estado de calamidade nacional no país, devido às inundações que mataram cerca de 448 pessoas na cidade de Durban e na província de KwaZulu-Natal, foram enviadas tropas para apoiar as operações de resgate nos locais afetados. Cerca de 1.000 soldados foram mobilizados para ajudar na limpeza de detritos, reconstrução de pontes caídas, fornecimento de água potável e reconectar linhas de energia cortadas. O medo se faz presente na população que vive nas regiões afetadas, nas quais desejam encontrar os corpos de seus entes queridos para dar-lhes funerais adequados e se desesperam para acessarem recursos básicos, como água potável e eletricidade.

Fonte: Africanews

A mini-rede solar do Malawi mostra-se promissora como forma oferecer acesso a eletricidade a África rural

21/04/2022

Especialistas em desenvolvimento dizem que a energia solar nas aldeias é uma forma mais promissora de levar eletricidade para as áreas mais remotas da África, já que no Malawi mais de três quartos da população não possuem acesso à eletricidade. Uma mini-rede solar na zona rural do país está alimentando moinhos de milho em cerca de três aldeias, auxiliando mais de 700 pessoas e agricultores que agora não precisam percorrer longas distâncias para moer milho ou semente de girassol. Moradores locais já vêm prosperando com a oportunidade e planejam vários projetos a serem realizados com o advento da eletricidade.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.