Clipping África Austral #106

África do Sul: Pequenas livrarias levam literatura aos municípios

29/04/2022

Pequenas livrarias em bairros residenciais tranquilos, que contam com livros doados, geram um senso de comunidade entre a população que se une para participar de clubes do livro e auxiliar na alfabetização de adultos da região, em um país no qual a alfabetização em leitura no nível da escola primária foi considerada ineficiente. Thami Mazibuko é um dos sul-africanos que teve a iniciativa de fundar uma pequena biblioteca doméstica em uma casa sem identificação, na qual morou desde a infância, em uma rua residencial do município de Soweto. O homem começou seu projeto em 2018 com apenas 30 livros na estante, hoje em dia conta com centenas de obras provindas de doações da comunidade que enriquecem seu Book Café, no qual possui um espaço tranquilo para jovens do bairro que desejam frequentar para ler, relaxar e fazer suas tarefas.

Fonte: Africanews

Malawi procura cannabis para lucros em meio à queda na demanda de tabaco

01/05/2022

Um dos países mais pobres do mundo e um dos maiores produtores de tabaco, o Malawi é o único país que ainda baseia cerca de 70% de sua economia na produção e exportação do produto. No entanto, desafios são recentemente enfrentados por produtores, fazendo com que o preço do produto caia, levando a alguns fazendeiros cogitarem trocar a produção do tabaco pela maconha recém-legalizada no país. O declínio acentuado pela demanda do tabaco está relacionado com campanhas antifumo globais, no entanto, mesmo com o declínio acentuado dos ganhos com a exportação do produto, o governo do Malawi ainda defende o investimento contínuo do país em sua produção.

Fonte: Africanews

Proposta da nova Lei Geral do Trabalho garante maior flexibilidade e dignidade aos trabalhadores

01/05/2022 

Após ser aprovada pelo Conselho de Ministros, a nova proposta da Lei Geral do Trabalho vai à Assembleia Nacional, nos próximos dias. Essa proposta pode garantir maior flexibilidade e benefícios aos trabalhadores.  A ministra Teresa Rodrigues Dias disse que essa matéria já constava da Lei 2/20, mas acabou por conhecer um recuo na atual Lei Geral do Trabalho. Ela ainda aponta que a proposta da nova Lei tem como melhorias a adequação à Constituição da República, às convenções internacionais ratificadas pelo Estado e à realidade socioeconómica da Angola, “O diploma elege, ainda, a eliminação da distinção das empresas em função da dimensão e duração do contrato de trabalho por tempo determinado, a reconfiguração do critério de fixação das remunerações adicionais, bem como a determinação das indemnizações e compensações.”

Fonte: Jornal da Angola

Angolanos e zambianos com interesse na construção da estrada que liga os dois países

01/05/22

Na audiência de trabalho, empresários angolanos e zambianos, ligados ao setor da construção, apresentaram interesse na construção da rodovia que liga Angola e Zâmbia para auxiliar no fortalecimento dos laços entre os povos. Na ocasião, o ministro zambiano das Infraestruturas, apresentou os desafios de interesse comum, com incidência no sector das infraestruturas, tendo assegurado “o empenho pessoal do Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, visando o incremento das relações comerciais e de investimento entre Zâmbia e os países vizinhos”.

Fonte: Jornal da Angola

Fronteira entre Angola e Namíbia é reaberta após mais de dois anos fechada

04/05/2022

A fronteira entre Angola e Namíbia foi reaberta na quarta-feira (04/05) após estar há mais de dois anos fechada em função da pandemia de COVID-19. O ato formal de reabertura ocorreu no município namibiano de Oshikango, na fronteira entre os dois países, e contou com a presença do Ministro do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, e da Namíbia, Albert Kawana. No encontro, ambos ressaltaram a importância da parceria e da reabertura para as economias dos países.

Fonte: Notícias ao Minuto

África do Sul: Sindicatos de mineradores estendem greve por reivindicações de aumento salarial

05/05/2022

Mineradores grevistas da África do Sul não recebem pagamento desde março e estendem greve que se iniciou há dois meses, exigindo um aumento salarial mensal de 63 dólares. Na celebração do dia dos trabalhadores, o presidente sul-africano Ramaphosa foi vaiado pelos mineradores e precisou interromper seu discurso para se retirar do local, reconhecendo mais tarde uma “perda de confiança” entre a classe média do país. Os principais grevistas fazem parte da Sibanye Stillwater Ltd, uma empresa multinacional de mineração e segunda maior produtora de ouro na África do Sul, tendo sua produção trimestral caído em 45% desde o início da greve. Os trabalhadores são representados pela Associação dos Mineiros e Sindicatos da Construção (AMCU) e o Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM), que também buscam uma parte dos lucros que virão de negociações salariais entre os trabalhadores e as mineradoras.

Fonte: AfricaNews

Angola: Oposição “exige” publicação da lista de angolanos registados para as eleições

Fonte: Reuters/S. Sibeko

05/05/2022

Membros de vários partidos de oposição do atual governo de Angola se reuniram na última semana para discutir sobre o registro eleitoral oficioso dos cidadãos angolanos no país e no exterior. Os líderes da UNITA, CASA-CE, PRS, FNLA, BD e do PRA-JA Servir Angola exigem a publicação da lista de pessoas registadas, nos termos da lei, para consulta de isenção no Banco de Dados de Cidadãos Maiores (BDCM). Até o momento, consta mais de 14 milhões de pessoas na lista, sendo que pela primeira vez cidadãos no exterior também poderão votar. Ademais, também foi demonstrado uma preocupação com o tratamento imparcial da imprensa pública e o direito de oposição democrático.

Fonte: DW

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.