Clipping Países Amazônicos #6

Foto: BBC

Governo do Peru suspende toque de recolher, mas protestos seguem em Lima

05/04/2022

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou o fim do estado de emergência, decretado na segunda-feira (04/04), com o objetivo de enfrentar a onda de protestos e tumultos que se espalharam por todo o país. No mesmo dia, confrontos ocorreram no centro de Lima entre policiais e manifestantes, que tentavam avançar em direção ao Congresso para mostrar sua rejeição a Castillo, ocasionando dezenas de feridos entre os cidadãos. Ademais, o governo do Peru decretou toque de recolher na última terça-feira (05/04), na província de Lima e em Callao, em resposta à greve dos caminhoneiros que já dura uma semana, nessa paralisação quatro pessoas morreram e outras 20 foram detidas. Os protestos e bloqueios tiveram início no dia 28 de março, em resposta ao aumento dos preços dos combustíveis. Na semana passada, Castillo sobreviveu à segunda tentativa de impeachment em apenas oito meses de governo. Nesta segunda-feira (04/04), a agência de avaliação de risco Moody’s afirmou ser improvável que o presidente peruano chegue até o fim do mandato em 2026. 

Fonte: BBC News

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61004985

Guillermo Lasso garante que instituições que administram o sistema prisional serão fortalecidas em seu governo

05/04/2022

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, foi consultado pela mídia nesta terça-feira (05/04) sobre o que seu governo está fazendo para evitar um novo massacre dentro do sistema prisional e lutar contra a corrupção que existe dentro do mesmo. Lasso ressaltou que o sistema está passando por um processo de fortalecimento institucional lado a lado com a consolidação da inteligência prisional. Nessa perspectiva, o sistema prisional registrou um novo episódio sangrento no domingo, 3 de abril, onde houveram vinte mortes na prisão de Turi, em Azuay. Diante desse cenário, o presidente equatoriano reconheceu que o ocorrido na prisão de Turi é lamentável e um problema herdado dos governos anteriores, mas salientou que as instituições que administram o sistema penitenciário equatoriano serão fortalecidas. A insegurança presente atualmente no Equador está entre os assuntos mais preocupantes do governo de Lasso, dessa forma, o presidente reiterou que busca apoio internacional para solucionar o fenômeno presente no país. 

Fonte: El Universo

Disponível em: <https://www.eluniverso.com/noticias/politica/guillermo-lasso-asegura-que-instituciones-que-administran-el-sistema-carcelario-quedaran-fortalecidas-en-su-gobierno-nota/

 

Anistia Internacional pede esclarecimentos sobre o paradeiro de dois irmãos Yanomami 

07/04/2022

Anistia Internacional pede às autoridades venezuelanas que esclareçam o paradeiro e garantam a integridade de dois indígenas Yanomami que desapareceram após os violentos eventos ocorridos no dia 20 de março, em Puerto Ayacucho, estado do Amazonas, na Venezuela. Naquele dia, oficiais das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas mataram quatro membros dessa etnia em um suposto confronto. Os eventos ocorreram no setor Parima B do Alto Orinoco depois que os militares se recusaram a devolver um roteador de Internet que a comunidade havia emprestado, um dos desaparecidos possui 16 anos e a situação pode constituir um desaparecimento forçado. Nesse sentido, a Anistia Internacional destacou que dois dias depois do episódio, a transferência dos indígenas ocorreu de forma irregular, até a presente data não se sabe o motivo dessas transferências e o paradeiro dos indivíduos. O desaparecimento forçado se constitui como um crime de direito internacional relacionado à Venezuela. Dessa forma, a Anistia Internacional exige que o Foro Penal e outros representantes legais tenham acesso regular e frequente aos processos do Ministério Público venezuelano e que uma autoridade civil investigue pronta, imparcial e eficazmente os acontecimentos de 20 de março, excluindo as instâncias militares.

Fonte: El Nacional

Disponível em: https://www.elnacional.com/venezuela/amnistia-internacional-pide-claridad-sobre-paradero-de-dos-yanomami/ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.