Carro-bomba explode na capital da Somália deixando mortos
02/07/2022
Por Letícia Pereira Silva
A explosão de um carro-bomba deixou mortos em uma estrada que leva ao aeroporto internacional de Mogadíscio, capital da Somália. Nesse cenário, ao menos oito pessoas morreram, segundo o chefe do serviço de ambulâncias da cidade, Abdikadir Abdirahman. De acordo com ele um carro bomba havia atingido um comboio, incluindo carros blindados, na rua Avisione. Ainda não se tem conhecimento do dono do comboio e do grupo terrorista responsável pelo ataque.
Ruanda receberá indivíduos que buscam por asilo no Reino Unido
02/07/2022
Por Letícia Pereira Silva
De acordo com os novos planos do governo britânico, pessoas que buscarem asilo no Reino Unido serão transferidas para Ruanda, a 6,5 mil km de distância. Nesse cenário, Ruanda assumiria a responsabilidade pelas pessoas que fizessem a viagem e as colocaria em um processo de asilo. O governo ruandês indicou que os imigrantes teriam “direito à proteção total sob a lei ruandesa, igualdade de acesso a emprego e inscrição em serviços de saúde e assistência social”.
Etiópia e China assinam seis MOUs em fórum de investimento e comércio
02/07/2022
Por Letícia Pereira Silva
O fórum que foi realizado na quinta-feira, 12 de maio de 2022, teve como objetivo principal aumentar ainda mais os laços comerciais e econômicos entre Etiópia e China. Durante o fórum, foram assinados seis Memorandos de Entendimento (MOU) sobre Cooperação em Investimentos entre os dois países, que servirão como um novo mecanismo de cooperação para promover a cooperação em investimentos e dar um novo impulso à colaboração de ambos. Demeke Mekonnen, vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, durante o fórum, disse que o governo revisará as políticas e dará apoio para resolver os desafios que os investidores enfrentam.
Fonte: https://www.capitalethiopia.com/feature/ethiopia-china-ink-six-mous-at-investment-and-trade-forum/
Somália realiza eleições há muito adiadas em meio a forte segurança na capital
02/07/2022
Por Letícia Pereira Silva
Os potenciais candidatos à corrida presidencial da Somália se reuniram separadamente enquanto fechavam acordos com os legisladores que seriam parte integrante da votação ocorrida dia 15 de maio de 2022, ação que inaugura no país uma nova era, após mais de cinco anos de disputas. O país agora terá a oportunidade de eleger um novo líder após o aumento de ataques do Al-Shabaab e a diminuição das fortunas econômicas.