Clipping Países Amazônicos #14

Foto: Reuters

Governo do Peru envia ao Congresso proposta para convocar uma assembleia constituinte

Por Juliana Lima em 25 de abril de 2022

Segundo o primeiro-ministro peruano, Anival Torres, o governo pretende propor uma reforma na Constituição do país. Torres afirmou que foi submetido “ao Congresso um projeto para emendas constitucionais com o propósito de convocar uma assembleia constituinte que vai redigir um novo texto”, com o objetivo de aumentar o papel do Estado na economia do Peru. De acordo com os membros do atual governo peruano, a Constituição vigente, promulgada em 1993 por Alberto Fujimori, é um dos principais elementos responsáveis pelas desigualdades econômicas existentes devido ao fomento ao livre mercado.

Fonte: G1

Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/04/25/governo-do-peru-envia-ao-congresso-proposta-para-convocar-uma-assembleia-constituinte.ghtml&gt;. Acesso em: 25 abr. 2022

Equador quer prorrogar acordo de financiamento com o FMI

Por Juliana Lima em 25 de abril de 2022

Uma delegação de funcionários equatorianos, dentre os quais estavam o Ministro da Economia, Simón Cueva, e o gerente do Banco Central, Guillermo Avellán, participou de encontros em Washington, nos Estados Unidos, dos quais destacam-se as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI). A delegação nacional foi acompanhada por Francisco Jiménez, Ministro do Governo, para apresentar a ideia de estabilidade política e reforçar a mensagem de que o Governo de Guillermo Lasso precisa de um espaço de flexibilidade para utilizar parte das maiores receitas petrolíferas e impostos sobre algo mais do que apenas reduzir o déficit fiscal e pagar a dívida pública.

Nesse sentido, os representantes equatorianos se reuniram com Ilan Goldfajn, diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI. De acordo com o ex-Ministro da Economia, Fausto Ortiz, o desembolso de US$ 1.700 milhões em 2022 depende do esclarecimento de dúvidas sobre a gestão econômica equatoriana dos próximos meses. Segundo as autoridades equatorianas, espera-se que o projeto seja concluído até o final do mês de abril. Além da flexibilidade nos gastos, também está sendo negociada a possibilidade de que o acordo de financiamento com o FMI não termine em 2022, mas seja prorrogado por pelo menos mais seis meses até meados de 2023.

Fonte: La Hora

Disponível em: <https://www.lahora.com.ec/pais/ecuador-plantea-flexibilidad-fmi/&gt;. Acesso em: 25 abr. 2022

Candidato presidencial de esquerda da Colômbia denuncia plano para assassiná-lo

Por Juliana Lima em 25 de abril de 2022

A assessoria do candidato de esquerda à presidência da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que há uma conspiração de uma gangue criminosa que pretende atacá-lo. Por esse motivo, Petro, que viajaria para a região cafeeira do país, cancelou seus compromissos após informações de que a gangue La Cordillera estaria planejando um ataque.

A organização La Cordillera, que opera principalmente na região cafeeira, foi responsabilizada pela polícia pela morte de um organizador local de atos antigovernamentais que varreram o país há um ano. Sendo assim, a polícia colombiana afirmou que investigará o caso e, em breve, se pronunciará sobre as possíveis ameaças.

Fonte: Uol

Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2022/05/02/candidato-presidencial-de-esquerda-da-colombia-denuncia-plano-para-assassina-lo.htm&gt;. Acesso em: 02 mai. 2022

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.