Quando os pássaros não cantavam: histórias do conflito armado na Colômbia
Data: 29/06/2022
A Comissão da Verdade percorreu a Colômbia para ouvir aqueles que vivenciaram diretamente a guerra. Concatenado em mais de 500 páginas, o The Testimonial Volume reúne, em primeira pessoa, relatos que falam do exílio, da crueldade das FARC, dos sequestros, do horror dos crimes de Estado, do Exército e da violência paramilitar. A Comissão da Verdade foi, antes de tudo, um espaço destinado à escuta daqueles que vivenciaram diretamente o conflito armado e seu principal método foi justamente esse: a escuta. O relatório final é a voz de milhares de colombianos. O volume testemunhal está dividido em três textos: O Livro das Antecipações, O Livro das Devastação e da Vida e O Livro do Futuro. As histórias foram editadas no interesse de manter a integridade dos testemunhos. As vozes de mães, filhos, viúvas, esposas, soldados e guerrilheiros contam o exílio, a crueldade das FARC, os sequestros, o horror dos crimes do Estado, do Exército, a violência paramilitar, dos jovens recrutados.
Fonte: EL PAÍS
Conheça Leonidas Iza, o líder do movimento indígena que está sacudindo o Equador
Data: 29/06/2022
Leonidas Iza, chefe da poderosa Confederação das Nações Indígenas (Conaie), é uma personalidade emblemática no movimento por melhores condições de vida que tomaram as ruas do Equador há mais de duas semanas. Acusado de promover a interrupção de serviços públicos pelas autoridades equatorianas, ele se tornou em poucos dias um ícone dos indígenas do país, principalmente após ter conseguido fazer com que o presidente Guilhermo Lasso recuasse diante das manifestações e anunciasse uma redução de 10 centavos de dólar no preço do diesel. Abertamente anticapitalista, ele ficou conhecido do grande público em 2019 quando participou, junto com Jaime Vargas, dos protestos populares que, na época, já contestavam o preço dos combustíveis. Desde então, o nome de Iza vem sendo mencionado como potencial candidato à presidência pelo partido indígena Pachakutik.
Fonte: G1
Venezuela: Maduro relaciona ciclone com aquecimento global e destruição do planeta
Data: 29/06/2022
Nicolás Maduro.
O presidente da Venezuela alertou, pela primeira vez, para a aproximação de um ciclone, atribuindo o fenômeno ao aquecimento global. Em seu anúncio, Maduro declarou que todos os estudos apontam para um fenômeno novo, devido ao aquecimento dos mares, ao aquecimento global e às alterações climáticas. Por outro lado, anunciou que foram tomadas várias medidas, como a suspensão das aulas em Caracas e em vários estados, além das medidas especiais de restrição de voos adotadas em todos os aeroportos. Até que passe o perigo, foram encerradas algumas vias terrestres, praias venezuelanas e foram abertos refúgios para as populações em situação de risco, acrescentou.
Fonte: CNN Portugal