Imagem destacada: ONU News
República Democrática do Congo: República Democrática do Congo, Brasil e Indonésia preparam frente comum na COP27
Data: 04/10/2022
A República Democrática do Congo, o Brasil e a Indonésia são países com bacias florestais tropicais que apresentam grandes sumidouros de carbono, devido a isso, esses países, estão trabalhando em uma negociação comum sobre clima para a COP 27. A ministra congolesa afirmou que entre as principais dificuldades estão “a derrubada de árvores, a exploração de outros recursos naturais e o mercado de créditos de carbono”, ademais os outros países esperam elaborar um programa de trabalho conjunto.
Quênia: Seca histórica leva Quênia a liberar cultivo transgênico
Data: 04/10/2022
O governo do Quênia em reparo a maior seca enfrentada na África Oriental dos últimos 40 anos, liberou o cultivo de plantio de culturas transgênicas, além de autorizar a importação de rações para animais e alimentos feitos com produtos geneticamente modificados. Dessa forma, a decisão deve apresentar caráter temporário e tem como objetivo aumentar o rendimento das colheitas e a segurança alimentar no país.
República Democrática do Congo: ONU documenta tortura generalizada e violência sexual em áreas de conflito na RD Congo
Data: 06/10/2022
O Escritório Conjunto de Direitos Humanos da ONU na República Democrática do Congo e a Missão das Nações Unidas na RD Congo (Monusco), elaboraram um documento que revelou alto índice de violência nas áreas de conflito, onde não ocorre punição. Segundo o relatório, cerca de 93% dos casos ocorrem em vítimas que vivem em áreas de conflitos e grande parte dos episódios envolvem membros de forças de defesa e segurança ou integrantes de grupos armados, além de proporcionar a continuação da prática e o receio da população em relação ao sistema de justiça e seus membros.
Fonte: https://news.un.org/pt/story/2022/10/1803272
Sudão do Sul: Pela primeira vez, Sudão do Sul disputará uma competição continental, graças à seleção sub-17
Data: 14/10/2022
A seleção sul-sudanesa se classificou para participar do Campeonato Africano Sub-17, e pela primeira vez desde a sua independência, em 2011, Sudão do Sul participará de uma competição continental. Apesar de não terem ganhado nas eliminatórias a seleção avançou pelo saldo de gols, e a participação relevante para o país, o histórico de conflitos levou muitos talentos a se desenvolveram em outros territórios, a seleção sub-17 concentra seu elenco em atletas que cresceram em um país independente.
Somália: ONU eleva apelo para resposta humanitária na Somália em 55%
Data: 18/10/2022
A ONU elevou o índice de financiamento na Somália em 55%, o valor estipulado para esse ano era um pouco mais de US $800 milhões e agora o pedido é de US $2,26 bilhões. Dessa forma, 80% desse valor serão utilizados em resposta à quinta seca consecutiva que o país está enfrentando e ajudar o alto número de pessoas que foram afetadas pela falta de chuva.