Clipping Países Amazônicos #29

Foto: APG.

Se tornará Gustavo Petro, atual presidente da Colômbia, o líder da América Latina na luta contra as mudanças climáticas?

08/11/2022

O posicionamento e os discursos dos chefes de Estado da América Latina na COP27, que acontece no Egito, deixa evidente a vontade de vários deles de liderar as políticas de combate às mudanças climáticas na região, principalmente com a proteção da floresta amazônica. O presidente colombiano, ao apresentar em seu discurso diversas propostas de ações nesse sentido, deixa claro sua aspiração de liderar os países nas políticas ambientais. Segundo alguns analistas, tal agenda vem de iniciativas históricas tomadas pelos governos anteriores na Colômbia, que foram fundamentais na elaboração de políticas e acordos referentes à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Petro, então, continua na mesma linha de reafirmar o papel colombiano. Segundo seus discursos, seu mandato tem como eixo central a transição energética, a proteção da biodiversidade, o reforço da cooperação externa para a preservação da Amazônia, a luta antidrogas humanizada e sustentável.

Fonte: El Nuevo Siglo.

Pedro Castillo, presidente do Peru, ligou para Luiz Inácio Lula da Silva para parabenizá-lo por sua eleição no Brasil

08/11/2022

Pedro Castillo, presidente da República do Peru, anunciou por meio de sua conta oficial no Twitter que entrou em contato com o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para parabenizá-lo pelo resultado das eleições. Além disso, buscou reafirmar o interesse conjunto entre os países de fortalecer a democracia, a economia, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. O presidente peruano revelou, também, que recebeu de Lula da Silva um convite pessoal para participar de sua cerimônia de posse como chefe de Estado brasileiro.

Fonte: Expreso.

Forças Armadas da Venezuela encontram vala comum e neutralizam mina ilegal no estado de Bolívar

08/11/2022

Integrantes das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) encontraram uma vala comum com ossos humanos e e outros materiais de interesse criminoso em uma mina ilegal no estado de Bolívar, no sul da Venezuela, área controlada pelo crime organizado. Tais quadrilhas que atuam na região estão associadas com a mineração ilegal, o tráfico de drogas e o tráfico de seres humanos. No final de Outubro, cerca de 700 soldados da FANB foram mobilizados em várias cidades mineiras de Bolívar em uma operação que incluiu a prisão de civis e a destruição de campos ilegais de extração mineral.

Fonte: Diario El Tiempo.

Enfrentamentos, greves e bloqueios em cinco regiões da Bolívia pela realização do censo

08/11/2022

Cinco regiões na Bolívia iniciaram ações para pressionar o governo a realizar o censo demográfico em 2023 e não em 2024, como decretado pelo atual governo de Luis Arce. Greves, enfrentamentos, ameaças e bloqueios rodoviários fazem parte das medidas  de pressão contra o Governo. Santa Cruz de La Sierra, onde iniciaram-se os protestos, entra hoje em seu 18º dia de paralisação. Manifestantes relataram o uso de violência policial para dispersar os movimentos em vários pontos de bloqueio.

Fonte: El Diario.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.