Clipping Chifre da África # 54

1/5 Perdão da dívida permite à Somália a se juntar novamente à economia mundial após 30 anos de exílio

Por João Gomes em 26/03/2020

Em um anúncio conjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial foi anunciada a inclusão dos somalis no programa de países pobres e endividados do FMI, consequência da adoção de medidas de reforma econômica, social e política no Estado da Somália. Com isso a dívida internacional somali caí de 5.2 bilhões de dólares para apenas 557 milhões ao longo de três anos.

A medida vem durante um período de caos no campo somali devido a um período de inundações e uma invasão de gafanhotos selvagens na região causando danos a plantações e afetando ainda mais a frágil economia local. Para além do âmbito econômico, foi fundamental para a inclusão da Somália no programa as recém organizadas eleições no país. Tanto a inclusão do país no programa quanto suas eleições foram comemoradas pela União Africana e pela União Europeia, essa última também investindo em um programa secundário de perdão de dívida somali. 

Fonte: The  Guardian https://www.theguardian.com/global-development/2020/mar/26/debt-relief-allows-somalia-to-rejoin-global-economy-after-30-year-exile

 
2/5 Greve de juízes no Sudão devido à ataque do exército

Por Luana Paris Bastos em 29/03/2020

No dia 25 de março, os juízes sudaneses entraram em greve motivados por um ataque realizado por membros do exército contra um juiz no estado Gedaref. O protesto dos juízes levou em consideração os ataques que ocorriam contra agentes judiciários durante o regime ditatorial de Omar al-Bashir no passado e, assim, pretenderam mostrar que tal tipo de violência não será mais tolerada e que o respeito com o sistema judiciário será sempre requisitado. Também foi deixado claro que não serão aceitas agressões de nenhuma forma contra cidadãos no geral, visto que isso viola princípios legais.

A greve durou até o dia 29 de março, quando o exército divulgou respostas positivas às demandas que tinham sido feitas pelos juízes. Além disso, esclareceram o fato de que o ataque foi um caso isolado e que as forças armadas não tentavam se colocar acima do poder judiciário, de modo que já estavam tomando suas providências em relação aos envolvidos na atividade.

Fonte: Sudan Tribune (https://www.sudantribune.com/spip.php?article69157)

3/5 Promotoria do Sudão se recusa em liberar Omar al-Bashir

Por Matheus Felipe Carvalho Fonseca – 30/03/2020

A procuradoria-geral sudanesa afirmou que a decisão de liberar prisioneiros devido ao novo coronavírus não se aplica ao ex-presidente Omar al-Bashir e aos seus assessores. Taj al-Ser al-Hebr, procurador geral do País, encontrou-se com representantes do antigo regime, que demandaram a soltura ou prisão domiciliar de seus aliados, mas, segundo o procurador, a decisão não é válida para eles, uma vez que estão sendo acusados por crimes que não dão direito à fiança. Em abril de 2019, o então ditador al-Bashir foi deposto, iniciando um processo de democratização, em que diversas figuras do antigo regime estão sendo judicialmente acusadas por participação no golpe de 1989, corrupção e violação dos direitos humanos. 

Fonte: Asharq Al-Awsat – Periódico árabe, sediado em Londres

https://aawsat.com/english/home/article/2206936/sudan%E2%80%99s-prosecution-refuses-release-bashir-and-his-aides

 
4/5 Na Somália, coronavírus vai de “conto de fadas” a pesadelo

Lorrayne Figueredo Batista – Data: 29/03/2020

A pandemia do novo coronavírus parecia uma realidade inimaginável para população somali, visto que as suas raízes estavam em territórios distantes de suas fronteiras. Contudo, os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados no mês de março deste ano e, desde então, a preocupação e a insegurança vêm assolando os somalienses: “…se essa doença se espalhar entre nós, sofreremos.”, afirma Yusuf Ibrahim, morador da zona de Sayidka. A nação, que obteve nota zero na classificação do Índice Global de Segurança Sanitária Johns Hopkins nas áreas de preparação e resposta à emergências, práticas de controle de infecções e acesso à serviços de saúde, hoje conta com menos de vinte leitos em unidade de tratamento intensivo e não possui estrutura caso a situação piore no território. Isso acontece pois a falta de governança, através dos anos, trouxe uma deficiência significativa no setor salutar da Somália, o que pôde ser observado no surto de cólera, em 2017, no qual inúmeros cidadãos ficaram sem assistência médica graças ao sobrecarregamento das estações de saúde localizadas no território.

Fonte: Associated Press News (https://apnews.com/b23baf8f62dfda03b6ef73777175e8d9)

5/5 Solidariedade de Etiópia com a China contra o avanço da COVID-19 pode fortalecer laços entre os dois países

Gabriela Vieira – 31/03

A solidariedade da Etiópia em relação à população e o governo da China no combate ao novo coronavírus é elogiada pelo Embaixador da China na Etiópia. Tan Jian afirma que os dois países possuem acordos importantes em relação à pandemia que alcançou o mundo inteiro, além de uma parceria cooperativa estratégica abrangente. Dessa forma, ele ressalta que a China tem ajudado na construção do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), enquanto a Ethiopian Airlines honra com o compromisso de manter voos para China durante o surto. Ele também aponta a ajuda da China de enviar suprimentos para locais muito afetados pelas crises decorrentes da pandemia do COVID-19. Essas ações de cooperação internacional demonstram o compromisso do governo etíope e chinês em fortalecer as relações bilaterais entre os dois países para além do interesse em conter o avanço do COVID-19 em seus territórios, como também ampliar as ligações diplomáticas para realização de objetivos mútuos. 

Fonte: Ethiophian News Agency – Agência de notícias oficial do Governo da Etiópia

(https://www.ena.et/en/?p=13526)

 


Um comentário sobre “Clipping Chifre da África # 54

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.